Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/401
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nakashima, Lilian Massumie | - |
dc.contributor.author | SALVADEO, LUIZ OTÁVIO | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T18:51:34Z | - |
dc.date.available | 2022-05-23T18:51:34Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/401 | - |
dc.description | Trabalho Final de Graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientadora: Prof.ª M.ª Lilian Massumie Nakashima. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa a elaboração de um projeto de recuperação e reuso do conjunto do Pátio Ferroviário de Bauru, São Paulo, junto aos trechos de fundos de vale do Rio Bauru e do Córrego da Grama, que condicionam e moldam o entorno imediato como núcleo do entroncamento ferroviário da cidade. O consistente sistema de transporte ferroviário nacional, via eficaz de escoamento das produções agrícola e de minérios do interior para os centros urbanos e portos, assistiu indefesa após poucas décadas de existência, a uma substituição rápida e completa pelo rodoviarismo, em um ambicioso quanto falido processo de modernização no país. A decadência inevitável do setor ferroviário encontra, no Pátio Ferroviário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, segundo maior do país, um símbolo desta triste história de ascensão e oblívio das ferrovias. A área pulsante, núcleo vivo e aglutinador da cidade, versa atualmente em um estado inacreditável de subutilização, impermeabilidade e aridez, configurando-se como espessa linha de segregação entre os antigos núcleos urbanos centrais. A recuperação do conjunto edificado tombado e das áreas livres do entorno, se apoia na ideia de um parque urbano estruturado por eixos de conexão e mobilidade alternativa completado pelo restauro e reuso dos galpões das Oficinas Gerais. Um novo espaço de reconexão urbana, gerador de oportunidades à população estudantil e universitária e portador de benefícios ambientais, culturais, sociais e econômicos para a população. A elaboração desta pesquisa e a consequente proposta de intervenção envolveu a consulta de fontes bibliográficas como livros, revistas, jornais, artigos, dissertações e teses de mestrado e doutorado, arquivos audiovisuais, visita in-loco e extensivo levantamento fotográfico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Bauru | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio industrial | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Recuperação | pt_BR |
dc.subject | Restauro | pt_BR |
dc.subject | Reuso | pt_BR |
dc.title | PELA CONVERGÊNCIA DOS NÚCLEOS HISTÓRICOS URBANOS. PÁTIO FERROVIÁRIO DE BAURU: PONT DE LIAISON DAS CIDADES APARTADAS E LABORATÓRIOS DAS ACADEMIAS | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TFG - LUIZ_SALVADEO_ID427151.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 7,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.