Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNakashima, Lilian Massumie-
dc.contributor.authorSALVADEO, LUIZ OTÁVIO-
dc.date.accessioned2022-05-23T18:51:34Z-
dc.date.available2022-05-23T18:51:34Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/401-
dc.descriptionTrabalho Final de Graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientadora: Prof.ª M.ª Lilian Massumie Nakashima.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa a elaboração de um projeto de recuperação e reuso do conjunto do Pátio Ferroviário de Bauru, São Paulo, junto aos trechos de fundos de vale do Rio Bauru e do Córrego da Grama, que condicionam e moldam o entorno imediato como núcleo do entroncamento ferroviário da cidade. O consistente sistema de transporte ferroviário nacional, via eficaz de escoamento das produções agrícola e de minérios do interior para os centros urbanos e portos, assistiu indefesa após poucas décadas de existência, a uma substituição rápida e completa pelo rodoviarismo, em um ambicioso quanto falido processo de modernização no país. A decadência inevitável do setor ferroviário encontra, no Pátio Ferroviário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, segundo maior do país, um símbolo desta triste história de ascensão e oblívio das ferrovias. A área pulsante, núcleo vivo e aglutinador da cidade, versa atualmente em um estado inacreditável de subutilização, impermeabilidade e aridez, configurando-se como espessa linha de segregação entre os antigos núcleos urbanos centrais. A recuperação do conjunto edificado tombado e das áreas livres do entorno, se apoia na ideia de um parque urbano estruturado por eixos de conexão e mobilidade alternativa completado pelo restauro e reuso dos galpões das Oficinas Gerais. Um novo espaço de reconexão urbana, gerador de oportunidades à população estudantil e universitária e portador de benefícios ambientais, culturais, sociais e econômicos para a população. A elaboração desta pesquisa e a consequente proposta de intervenção envolveu a consulta de fontes bibliográficas como livros, revistas, jornais, artigos, dissertações e teses de mestrado e doutorado, arquivos audiovisuais, visita in-loco e extensivo levantamento fotográfico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectBaurupt_BR
dc.subjectPatrimônio industrialpt_BR
dc.subjectPatrimônio ferroviáriopt_BR
dc.subjectRecuperaçãopt_BR
dc.subjectRestauropt_BR
dc.subjectReusopt_BR
dc.titlePELA CONVERGÊNCIA DOS NÚCLEOS HISTÓRICOS URBANOS. PÁTIO FERROVIÁRIO DE BAURU: PONT DE LIAISON DAS CIDADES APARTADAS E LABORATÓRIOS DAS ACADEMIASpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFG - LUIZ_SALVADEO_ID427151.pdfTrabalho de Conclusão de Curso7,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.