Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/399
Título: MODU-LAR: HABITAÇÃO DE QUALIDADE, SUSTENTABILIDADE CONSTRUTIVA E URBANA. PROPOSTA MODULAR OFFSITE DE ADENSAMENTO DAS ÁREAS CENTRAIS DE BAURU
Autor(es): MARIN, JÉSSICA MORTAGUA
Orientador(es): Nakashima, Lilian Massumie
Palavras-chave: Construção Modular;Construção Pré-fabricada;Habitações. Centro Histórico;Módulos
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Levando em consideração a atual demanda de habitações, a padronização em conjuntos residenciais, o abandono dos centros históricos em cidades do interior e a necessidade de trazer vida de volta à essas áreas, que este trabalho foi pensado. A proposta é fazer um projeto de habitação no centro histórico da cidade de Bauru - SP, mais precisamente ao lado da segunda linha férrea instalada na cidade, assim, favorecendo seu desenvolvimento. Para isso, este trabalho se desenvolveu seguindo referências bibliográficas que permitiram a compreensão social, cultural e histórica de Bauru, seguindo ainda de estudos de caso para o conhecimento das evoluções das arquiteturas e ainda, de ideias modernas e contemporâneas de habitações. Os capítulos subsequentes irão tratar, em ordem, sobre o tema em questão, ou seja, construções modulares e pré-fabricadas. Irão descrever a definição de patrimônio e, também, o edificado, articular a respeito de centros históricos e como ocorreu o processo de abandono, decadência e subutilização, além de comentar a maneira que, regularmente, são construídas habitações nesses locais a fim de resolver tais problemas. Por fim, a intensão é cumprir os objetivos propostos visando a criação de um projeto que favoreça a repopulação do centro e conjuntamente colaborar com a demanda de moradias, dessa forma, retornando a vida ao local, principalmente durante o período noturno, tendo em vista a construção limpa, com material pré-fabricado. Além disso, tendo em vista a construção limpa, com material pré fabricado.
Descrição: Trabalho Final de Graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, sob orientação da Profa. Dra. Lilian Massumie Nakashima.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/399
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFG - JÉSSICA_MARIN_ID927407.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.