Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeto, Raul Gomes Duarte-
dc.contributor.authorDário, Valdir Antonio-
dc.date.accessioned2025-01-23T17:51:30Z-
dc.date.available2025-01-23T17:51:30Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3894-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Administração de Empresas) -Universidade do Sagrado Coração, Bauru, São Paulo.pt_BR
dc.description.abstractNão é exagero afirmar que a sociedade contemporânea é movida à inovação. Partindo deste pressuposto de inovar ou aplicar novas tecnologias na qualidade do produto para melhor desempenho e competitividade industriais, a COSAN Unidade Barra implantou a qualidade em sua área de açúcar líquido na qual é referência nacional no aspecto qualidade e tecnologia. Para isto foram revistos alguns paradigmas que interferiam nas condições de alcançar este patamar. A mudança do Homem, em relação ao seu comportamento, atitudes, o querer para novos desafios não se torna tarefa fácil, porém as empresas que querem entrar no mercado competitivo e globalizado fazem com que as pessoas sejam envolvidas nas diversas áreas da empresa incentivando-os ao treinamento, formando líderes, multiplicadores da qualidade. Esta mudança de postura faz nascer o comprometimento, que é a meta principal para atingir objetivo. Comprometimento este também da empresa para com seus colaboradores através do reconhecimento de um trabalho, com somatória dos resultados de todas as equipes de trabalho com o único objetivo, o cliente final. A fórmula para conhecer o cliente final é saber o que pensam, como agem, quais as reclamações e o que esperam do produto. Estas são perguntas que ocorrem diariamente nos bastidores da fábrica. Neste estudo pode-se observar claramente o que as dificuldades de implantação deste processo, em curto prazo, devido ao fator Cliente passa ter uma importância vital e competitiva. Neste mercado, a concorrência exige especialização e competência na administração das atividades. O método usado para implantação foi o ciclo PDCA de Deming, ou seja, a da ação contínua em todos os processos de produtividade, assim como o descarte, higiene e limpeza, a redução de custo e padronização fez com que a identificação destes fatores fosse levada à proposta a implantação do processo de Qualidade Total nas demais áreas industriais. Fecha-se desta forma um círculo em torno de seu produto final “açúcar” sendo uma realidade seu maior objetivo que é a Qualidade Total de todos os produtos sem agregar valores pois qualidade não passa a ser um diferencial e sim uma necessidade .pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectMudanças Comportamentaispt_BR
dc.subjectCompetitividade e Clientespt_BR
dc.titleANALISAR A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE QUALIDADE TOTAL NO SETOR DE AÇUCAR LIQUIDO DO GRUPO COSAN UNIDADE BARRA, VISANDO ESTE SEGMENTO PARA DEMAIS ÁREAS.pt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analisar_a_implantacao_do_sistema_de_qualidade.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.