Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3845
Título: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS COM HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO INTERNACIONAL / VENDA DE LOTERIA FEDERAL: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Autor(es): SANTOS, JANAINA BORGES DOS
Orientador(es): VIDRIK, VALDEIR REJANILDO
Palavras-chave: loteria;casa lotérica;processo de decisão;perfil do consumidor;estratégias para alavancar a venda
Data do documento: 2004
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O presente trabalho será realizado em uma casa lotérica, fundada em 1978, localizada num dos maiores bairros da cidade de Bauru. A casa lotérica é um estabelecimento que comercializa todas as loterias: Federal, Mega Sena, Quina, Lotomania, Loteria Esportiva, Loteria Instantânea, entre outros, e atua na prestação de serviços delegados pela Caixa Econômica Federal, tais como: recebimentos de água, luz, telefone, IPTU, IPVA, Habitação e muitos outros. Atende também os clientes da Caixa com os serviços de Depósito, Saque, Pagamento de Beneficio do INSS, Pagamento do PIS e Fundo de Garantia. A Loteria Federal foi a primeira a ser administrada pela Caixa Econômica Federal, essa loteria é o produto que melhor resultado traz para uma lotérica, ou seja, o que tem a melhor comissão. O apostador concorre a prêmios, mediante sorteio, realizado às quartas e aos sábados. Os bilhetes são compostos de dez frações e podem ser comercializados separadamente. Ultimamente foi verificado uma considerada queda nas vendas dos bilhetes. Muitos vieram a falecer e outros estão impossibilitados de ir à casa lotérica em virtude de certas doença, bem como pode estar havendo uma mudança nos hábitos de consumo deste tipo de produto. Objetivamos estudar o processo de compra dos apostadores de bilhete da Loteria Federal, bem como: levantar o perfil dos compradores de bilhete da Loteria Federal e suas motivações para a compra ou não. Com esse trabalho, poderemos verificar as preferências dos clientes e divulgar os produtos que estes não conhecem. Então poderemos adotar estratégias tais, que permitirão a empresa manter seus clientes satisfeitos, e assim, alavancar suas vendas. Ao final do presente projeto pretende-se analisar o perfil do comprador da Loteria Federal. O perfil do cliente consumidor da lotérica é em sua maioria masculino, está na faixa etária entre 41 e 60 anos e são, na maioria, moradores do bairro. Esses clientes costumam ir à casa lotérica para efetuar jogos e para realizar operações bancárias. Apenas 15 pessoas disseram ir à casa lotérica para efetuarem somente recarga de celular. Do total de entrevistados, 46 clientes compram bilhetes da Loteria Federal, 22 disseram comprar 2 vezes ao mês com o intuito de ganhar o prêmio e não apenas por diversão ou por confiança no jogo. Os outros 54 entrevistados disseram não comprar bilhetes da Loteria Federal alegando o motivo da baixa premiação, migrando com isso para, por exemplo, a Mega-sena – que tem constantemente prêmios maiores que a Loteria Federal - sempre acima dos R$200.000,00 da Loteria Federal. Quase todos os entrevistados desejam que a Loteria Federal tenha o seu prêmio aumentado.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3845
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Venda_de_loteria_federal_uma_analise.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.