Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Lyana Carvalho e-
dc.contributor.advisorSousa, Lyana Carvalho e-
dc.contributor.authorSERRANO, ANA CLARA-
dc.date.accessioned2024-11-25T15:58:42Z-
dc.date.available2024-11-25T15:58:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3507-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.pt_BR
dc.description.abstractO brincar é de grande importância para o desenvolvimento da criança, pois é no ato de brincar que a criança desenvolve suas habilidades ‘’brinca’’ de ser adulto nas suas diversas brincadeiras. Quando se pensa no brincar junto a Terapia Ocupacional, visualiza-se as brincadeiras que tenham um objetivo no desenvolvimento da criança e nunca uma proposta que não tenha uma finalidade. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico na literatura de artigos científicos existentes em periódicos nacionais de Terapia Ocupacional: Caderno de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da USP, artigos relacionados ao tema brincar e conhecer o conceito de brincar utilizado nestas publicações. Vislumbrou-se, também, verificar como o termo vem sendo aplicado na pratica relacionado á Terapia Ocupacional Para tal a busca de artigos foi realizada no período de abril de 2010 a junho de 2015, restringindo-se aos artigos publicados de 2010 a 2015. Na coleta de dados foram resgatados no total 24 artigos que continham as palavras chaves brincar e Terapia Ocupacionais associadas. Mediante coleta, os artigos selecionados foram categorizados em Hospital, Social, Formação, Escolar, Reabilitação e Outros, conforme as palavras-chaves e possibilitou após, analise de dados, o avanço nas discussões relacionadas ao objeto de estudo, assim como um mapeamento dos trabalhos desenvolvidos na Terapia Ocupacional utilizando o tema em âmbito nacional. Concluiu-se a partir deste trabalho que o tema investigado apareceu de forma mais evidente quando se fala da utilização do brincar no hospital e no campo social. Considerando o impacto que o brincar tem nos diferentes contextos descritos, evidencia-se que este deve ser, não apenas usado como recurso na prática terapêutica, mas como objetivo final da intervenção, reforçando a necessidade de ser um tema de destaque nas grades e matrizes curriculares das instituições de ensino de nível superior. Considerando estes aspectos vislumbra-se que as produções científicas em terapia ocupacional possam extravasar os discursos relacionados ao tema, relatando não apenas como é utilizado o brincar, mas também, apresentar trabalhos sistematizados e resultados de avaliações do brincar nas diversas esferas terapêuticas ocupacionais, baseandose em protocolos validados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectPeriódicos nacionaispt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA TERAPIA OCUPACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM PERIÓDICOS NACIONAISpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_importancia_do_brincar_na_terapia_ocupacional_uma_revisao.pdfTrabalho de Conclusão de Curso204,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.