Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/318
Título: PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO FUNCIONAL PARA JOGADORES DE FUTEBOL
Autor(es): VIEIRA, PEDRO HENRIQUE ALVES
Orientador(es): Fiorelli, Alexandre
Palavras-chave: Fisioterapia;Futebol;prevenção de lesões;Fifa;treinamento funcional
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Introdução: O futebol é o esporte mais popular do mundo e foi criado na Inglaterra, no século XVII. Como todo esporte, o futebol e repleto de lesões e traumas, por ser um esporte jogado com os pés as principais lesões ocorrem principalmente nos membros inferiores e podem sem ocasionadas por contato direto ou sem contato com o adversário (as chamadas lesões indiretas, ou seja, situações nas quais o jogador se lesiona sozinho). A biomecânica tem um papel importante tanto no dia a dia quanto no esporte, ela desenvolve ferramentas para avaliar a performance no futebol, para diagnósticos das lesões mais comuns e estudamos esses fatores para enfim conseguir estabelecer um treinamento mais seguro e de certa forma poder aumentar a performance do atleta. O treinamento funcional é uma classificação de exercícios que envolvem treinar o corpo para desenvolver capacidades funcionais necessárias às atividades da vida diária, como saltar, agachar, empurrar, puxar, correr, levantar e arremessar. Objetivo: Essa pesquisa tem como objetivo realizar um proposta de treinamento funcional para jogadores de futebol, visando um trabalho preventivo para tentar diminuir o índice de lesões no esporte. Metodologia: O estudo tem como objetivo realizar um proposta de treinamento funcional para jogadores de futebol, visando um trabalho preventivo para tentar diminuir o índice de lesões no esporte. O estudo tem como base o protocolo da Fédération Internationale de Football Association (Federação Internacional de Futebol), o FIFA ELEVEN PLUS (Fifa 11+). Considerações finais: A aplicação desse protocolo irá reduzir drasticamente as lesões causada pelo esporte, sendo possível evitar que os atletas, principalmente os de alto rendimento, fiquem muito tempo afastados do futebol por causa de lesões, sendo benéfico para o atleta e para o clube que ele representa.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro de Ciências da Saúde do Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado, como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Fisioterapia, sob orientação da Prof. Dr.ª Alexandre Fiorelli.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/318
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO FUNCIONAL PARA JOGADORES DE FUTEBOLTrabalho de Conclusão de Curso1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.