Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3101
Título: | APLICAÇÃO DE PROGRAMA FISIOTERAPÊUTICO EM CRIANÇA COM ATAXIA CEREBELAR |
Autor(es): | FONSECA, ANNA CAROLINA CAETANO POLIDO, DANIELA DOS SANTOS |
Orientador(es): | Bortoluci, Carlos Henrique Fachin |
Palavras-chave: | Ataxia;ativação cerebelar;equilíbrio |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo avaliar a aplicação de um programa de treinamento aplicado em uma criança com quadro disfuncional de ataxia axial, para isso, foi utilizado um termo de consentimento, para que o responsável autorizasse a participação da criança neste estudo, o programa de treinamento teve como princípio o desenvolvimento de movimentações que permitissem a ativação cerebelar, o que é conseguido por meio do aumento da resistência e diminuição da velocidade. Os resultados obtidos mostraram que a criança apresentou diminuição dos desvios laterais, distribuindo melhor o peso corporal, sobre a ponta dos pés com melhor equilíbrio, sustentando todo o peso sem alterar a base de apoio. Para isso a proposta utilizada neste trabalho tem a sua fundamentação explicada pelo conceito Bobath, aprendizado e controle motor. As atividades realizadas tinham conotação de “brincadeira” para que a criança sentisse prazer na execução, dessa forma, ocorrendo maior interação entre atividade-criança-terapeuta, pois o aprendizado ocorre quando a criança é participante ativa no processo. |
URI: | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3101 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aplicacao_de_programa_fisioterapeutico_em_crianca.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 575,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.