Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2722
Título: VACINAÇÃO CONTRA O HPV EM BAURU– SÍNDROME VASOVAGAL: UMA POSSIBILIDADE
Autor(es): CARVALHO, DANIELE DE OLIVEIRA
Orientador(es): Cardoso, Solange Nardo Marques
Foloni, Mayra Rosa S.
Palavras-chave: HPV;Síndrome Vasovagal;Vacinação
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: No ano de 2014 foi incluída no calendário vacinal, a vacina contra o HPV, para adolescentes de 11 a 13 anos. Esta vacina possibilitará redução dos casos de câncer de colo de útero e das verrugas vaginais. A vacina contra o HPV é bastante segura, porém, como todas as vacinas, pode causar reações como a síncope vaso vagal: perda da consciência, tônus postural pela perfusão cerebral, onde indivíduo “desmaia”, mas sua recuperação é imediata. O objetivo geral deste estudo foi realizar o monitoramento de casos de síndrome vasovagal em adolescentes, com idade entre 11 e 13 anos, vacinadas contra HPV, durante a Campanha Nacional de Vacinação, no município de Bauru e como objetivos específicos: demonstrar as coberturas vacinais alcançadas em Bauru; identificar o número de casos da síndrome vasovagal ocorridos entre as adolescentes vacinadas; buscar outros sinais e sintomas apresentados ou relatados pelas adolescentes no momento da vacinação; apontar o númerode manobras de recuperação ou ressuscitação que foram necessárias ede solicitações do SAMU. O trabalho foi realizado a partir do levantamento bibliográfico e epidemiológico e o monitoramento preenchido pelas equipes através de um instrumento criado para esse fim. A campanha foi realizada em 70 escolas do município (públicas e privadas) e foram preenchidos 35 monitoramentos, representando 50% das escolas atendidas Foram vacinadas 6.350 meninas (86,10%) e apenas 4 meninas (0,063%) apresentaram a síndrome vasovagal, e 78 (1,23%) apresentaram tontura, 23 (0,36%) palidez, 20 (0,31%) apresentaram suores frios, 1 (0,02%) apresentou pulso fraco, 7 (0,11%) relataram visão turva, 189 (2,98%) dor intensa/ queixa de dor, 4(0,79%) apresentaram falta de força motora, 50 (0,79%) apresentaram náuseas, 148 (2,33%) apresentaram outros sintomas. A Síndrome Vaso Vagal não deve ser negligenciada pelos profissionais da saúde, não somente na vacinação contra o HPV, mas em todas que envolvem principalmente os adolescentes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2722
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VACINAÇÃO_CONTRA_O_HPV_EM_BAURU.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.