Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/268
Título: TRATAMENTO DE REABSORÇÃO CERVICAL EXTERNA: RELATO DE CASO
Autor(es): NOGUEIRA, LUAN RODRIGUES
Orientador(es): Alcalde, Murilo Priori
Palavras-chave: Endodontia;Reabsorção externa;Cimento de Ionômero de Vidro
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As reabsorções dentárias ocorrem devido à destruição dos cementoblastos e dos restos epiteliais de Malassez, dando início à reabsorção dentária e substituição tecido ósseo ou tecido inflamatório. Elas podem ser classificadas em externas e internas. A reabsorção externa ocorre quando o processo reabsortivo inicia-se pela superfície externa do dente, podendo comunicar-se com a cavidade pulpar. As causas são multifatoriais, podendo ser decorrente do trauma dentário, movimentação ortodôntica, origem infecciosa, clareamento dentário, entre outras. Geralmente, são descobertas pelos exames radiográficos, pois tendem a serem assintomáticas. O objetivo deste caso clínico é relatar o tratamento cirúrgico de uma reabsorção cervical externa no elemento dental 11. Paciente procurou atendimento odontológico devido à pequena tumefação e presença de fístula na região vestibular do dente 11. Durante o exame radiográfico constatou-se a presença de uma reabsorção cervical na distal do dente 11. O paciente relatou histórico de clareamento interno no elemento há aproximadamente 1 ano e histórico de trauma na região há 7 meses. O tratamento indicado foi o tratamento de restauração transcirúrgica, onde foi realizada a exposição da área reabsorvida, curetagem da região, ataque ácido com ácido fosfórico 37% e restauração com ionômero de vidro (Vitremer-3M ESPE) e sutura da região. Após 7 dias, o paciente compareceu com uma cicatrização satisfatória. O controle clínico e radiográfico demonstrou uma evolução satisfatória da região e o sucesso do tratamento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação apresentado como parte dos requisitos para obtenção de título de bacharel em Odontologia - IASCJ - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Orientador: Prof. Dr. Murilo Priori Alcalde.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/268
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRATAMENTO DE REABSORÇÃO CERVICAL EXTERNA: RELATO DE CASOTrabalho de Conclusão de Curso566,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.