Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/265
Título: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E CITOTOXICIDADE DO BIOROOT RCS EM CONSISTÊNCIAS DISTINTAS
Autor(es): BONAFÉ, LAURA FERNANDA
Orientador(es): Silva, Guilherme Ferreira da
Palavras-chave: Silicato de cálcio;endodontia;citotoxicidade
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Os cimentos de silicato de cálcio apresentam algumas vantagens em relação aos demais materiais endodônticos em virtude de sua biocompatibilidade e adaptação marginal. Um exemplo deste tipo de cimento é o BioRoot RCS que é um material pó/liquido indicado para a obturação do canal radicular. No entanto, a alteração na sua proporção resulta em uma consistência mais espessa que pode ser utilizado em outras aplicações clinicas, tais como, selamento de perfuração radiculares e reabsorções dentinárias. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a atividade antimicrobiana e a citotoxicidade do BioRoot RCS, em duas consistências distintas (fluida e espesso). Após a manipulação, os materiais foram submetidos à avaliação antimicrobiana contra Enterococcus faecalis (ATCC 4083 e ATCC 29212) e Candida albicans (ATCC 10231) pelo teste de difusão radial. Além disso, o BioRoot RCS, em duas consistências distintas foi avaliado quanto à sua citotoxicidade por meio do teste do MTT em células pré-osteoblásticas. Ao final, todos os dados obtidos foram submetidos à ANOVA e ao teste de Tukey (p≤0,05). Os resultados da avaliação antimicrobiana das diferentes consistências evidenciou que os materiais apresentaram ação frente à linhagem ATCC 4083 e a ATCC 29212 de Enterococcus faecalis e também à Candida albicans. Além disso, pode ser observado halos de inibição significativamente maiores no BioRoot RCS fluído em comparação ao outro grupo. Após 24h, foi verificado que ambas as consistências permitiram uma viabilidade celular estatisticamente menor do que o grupo controle. Já nos períodos experimentais de 48h e 72h não foram encontradas diferenças entre o BioRoot (fluido e denso) e o grupo controle. Após 24h, foi verificado que ambas as consistências permitiram uma viabilidade celular estatisticamente menor do que o grupo controle. Já nos períodos experimentais de 48h e 72h não foram encontradas diferenças entre o BioRoot (fluido e denso) e o grupo controle. O BioRoo RCS em duas consistências distintas apresentaram atividade antimicrobiana frente ao Enterococcus faecalis e à Candida albicans. Além disso, estes materiais possuem baixa citotoxicidade sobre células pré-osteoblásticas e, portanto, podem ser considerados na prática clínica.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Odontologia - Centro Universitário Sagrado Coração. Orientador: Prof.a Dr. Guilherme Ferreira da Silva.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/265
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E CITOTOXICIDADE DO BIOROOT RCS EM CONSISTÊNCIAS DISTINTASTrabalho de Conclusão de Curso450,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.