Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2486
Título: POLPAS DE AÇAÍ COMERCIAIS: QUANTIFICAÇÃO DE FENÓLICOS TOTAIS
Autor(es): CANASSA, MARIANA REGINA JULIO
Orientador(es): Coutinho, Ana Paula Cerino
Palavras-chave: Açaí;Compostos fenólicos;Antioxidante natural
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O açaí despertou enorme interesse desde a década de 90 devido aos benefícios por eles associados. O fruto é considero rico em ácidos graxos e também uma fonte viável de compostos fenólicos por apresentar características antioxidantes. Esses são importantes na dieta para o controle do estresse oxidativo das células humanas, podendo reduzir várias patologias. Neste contexto, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar o teor de compostos fenólicos totais em duas marcas comerciais de polpa congelada do açaí adquirida na cidade de Bauru – SP e, relacionar o consumo de compostos fenólicos com os benefícios para a saúde. A metodologia empregada para realização da quantificação foi a de Georgé et al., (2005) através da revelação colorimétrica dos fenólicos totais, e o extrato clarificado foi obtido através de uma solução de etanol/HCL na proporção de 85/15. A curva de calibração foi obtida pelo ácido gálico na concentração de 0,3 a 0,30 mg/mL e o R2 foi de 0,9883. Os resultados das amostras variaram de 10,5 a 13,5 mg de ácido gálico/100g, sendo que a amostra 1 apresentou maior concentração de fenólicos totais. De acordo com os resultados encontrados na literatura observou-se uma grande variação, de 118,0 a 2.131mg ácido gálico/100g. Também se notou que os valores obtidos nesse experimento foram muito menores aos pesquisados na literatura, sendo que essas grandes variações podem estar relacionadas ao tipo de processamento, armazenamento e transporte. Os benefícios relacionados ao consumo de alimentos funcionais, tais como o açaí, são demonstrados em diversos estudos, que apresentam à capacidade antioxidante do fruto a prevenção de doenças cardiovasculares, doenças relacionadas ao metabolismo humano, neoplasias, dentre outras, o que resulta incentivo ao seu consumo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2486
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLPAS_DE_AÇAÍ_COMERCIAIS_QUANTIFICAÇÃO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.