Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2484
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL
Autor(es): MURA, GABRIELA DE MATOS KAMI
Orientador(es): Coutinho, Ana Paula Cerino
Palavras-chave: Queijo minas frescal;DTA;Micro-organismos patogênicos;Contaminação alimentar
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O grande consumo de queijo minas frescal no Brasil vem crescendo anualmente, e devido a isso novas tecnologias estão sendo utilizadas para a produção. Entretanto ainda há uma grande produção de queijos artesanais que são comercializados em feiras livres. O queijo minas frescal é um grande veículo para as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s), pois sua composição nutricional favorece o crescimento de diversos microorganismos patogênicos como Salmonella spp, Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e coliformes termotolerantes. A presença dessas bactérias em alimentos é um grande indicador de más condições higiênico-sanitárias, provenientes da falta de higiene no processo de produção do queijo. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a qualidade microbiológica de queijos minas frescal produzidos artesanalmente e produzidos em feiras livres e industrializados (metodologia convencional e ultrafiltrado) obtidos na região da cidade de Bauru-SP. As análises microbiológicas realizadas foram pesquisa de Salmonella spp, Staphylococcus aureus, coliformes termotolerantes e Bacillus cereus. As técnicas utilizadas para a pesquisa dos patógenos foram Número mais provável (NMP) para contagem de coliformes totais e termotolerantes, para pesquisa de Staphylococcus aureus e Bacillus cereus o método utilizado foi o Método de contagem direta em placas e o método BAM/FDA para pesquisa de Salmonella spp A presença desses organismos não foi detectada em nenhuma das amostras obtidas no presente estudo, caracterizando assim condições higiênico-sanitárias satisfatórias. Pesquisas realizadas em diversas localidades do Brasil obtiveram resultados de condições higiênico-sanitárias insatisfatórias e contagem de micro-organismos patogênicos acima do permitido para a legislação brasileira para os queijos minas frescal.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2484
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO_DA_QUALIDADE_MICROBIOLÓGICA_DE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.