Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2472
Título: AVALIAÇÃO DA REGULARIDADE DAS FASES DO CICLO ESTRAL DE CAMUNDONGOS SUÍÇOS FÊMEAS SUBMETIDAS AO USO DIÁRIO DE EXTRATO DE Momordica charantia L.
Autor(es): MISSON, KAROLINE DAYNEZ
Orientador(es): Marcellino, Márcia Clélia Leite
Palavras-chave: Momordica charantia;Fertilidade;Ciclo estral;Análise histológica
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A contracepção por meio de fármacos de via oral é comumente utilizada pelas mulheres a fim de evitar a gravidez. No entanto, estes causam inúmeros efeitos adversos, aumentando assim a busca por métodos alternativos, como a base de espécies vegetais. O objetivo do presente estudo foi investigar a regularidade do ciclo estral de camundongos suíços submetidos ao consumo dos extratos dos frutos e das sementes da Momordica charantia L. .Foram utilizados 30 camundongos suíços, fêmeas e adultas, dividas em 3 grupos de experimentos (Controle, Frutos e Sementes). A administração dos extratos foi feita por 21 dias, por gavagem. Diariamente foi realizado o exame de esfregaço vaginal para determinação das fases do ciclo estral. No final do experimento, foi feita a remoção do útero para realização da biometria da sua largura; e do ovário esquerdo, para confecção de lâminas histológicas e posterior contagem dos corpos lúteos. A coleta de sangue foi feita por punção cardíaca para dosagem dos hormônios ovarianos estradiol e progesterona. Foi evidenciada a diminuição estatisticamente significativa (p<0,05- Teste T-Student) na média da largura dos cornos uterinos dos animais do grupo sementes; ocorreu redução significativa dos níveis séricos de progesterona dos animais do grupo sementes e aumento significativo dos níveis séricos de estradiol dos animais do grupo frutos; no grupo frutos e sementes houve aumento significativo na ocorrência da fase metaestro, sendo observada no grupo frutos a redução significativa da fase diestro e no grupo sementes a redução da fase estro; não foi evidenciada diferença estatisticamente significativa do número de corpos lúteos entre os grupos tratados com os frutos e sementes da Momordica charantia L., respectivamente, em relação ao grupo controle. O extrato dos frutos da Momordica charantia L. promoveu aumento significativo do hormônio estradiol e alterações significativas na ocorrência das fases metaestro e diestro sugerindo que compostos triterpênicos dos frutos da Momordica charantia L. apresentem funções alterações quanto ao efeito estrogênico. Devido à redução na largura dos cornos uterinos, diminuição dos níveis de progesterona e redução da ocorrência da fase estro provocadas pelo extrato de sementes da Momordica charantia L., sugere-se que esta parte da planta apresenta possível capacidade de interferir na fertilidade dos animais tratados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2472
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO_DA_REGULARIDADE_DAS_FASES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.