Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2453
Título: BIOPROSPECÇÃO DE FUNGOS PRODUTORES DE XILANASES
Autor(es): YAMATSUKA, MILENA MAYUMI YAMA
Orientador(es): Fernandes, Geisiany Maria de Queiroz
Palavras-chave: Bioprospecção;Lodo Ativado;Xilanase
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A bioprospecção permite conhecer e buscar, dentro da biodiversidade, produtos que possibilitem o desenvolvimento econômico e crescimento científico. Os micro-organismos são importantes fontes de bioprospecção devido à sua versatilidade metabólica, que permite a obtenção de produtos com valor comercial agregado e viáveis para o consumo, como antibióticos, quimioterápicos, antifúngicos e enzimas de interesse industrial. O sistema de lodo ativado é um processo utilizado no tratamento de resíduos industriais e caracteriza-se por uma associação de microorganismos, que são capazes de degradar substâncias tóxicas com geração de um lodo ativado residual. No entanto, no decorrer desse processo esses microorganismos podem sofrer alterações no próprio microambiente e em suas rotas bioquímicas, uma vez que, o contato com substâncias tóxicas podem favorecer mutações. Assim, o lodo ativado residual, configura uma atraente fonte de microorganismos que podem apresentar capacidade de produzir enzimas de interesse biotecnológico, como as xilanases. O presente estudo teve como objetivo realizar bioprospecção de fungos produtores de xilanases em lodo ativado residual cedido por uma indústria de celulose do interior do Estado de São Paulo para um estudo anterior. Este foi coletado após o processo de tratamento contínuo dos efluentes ácido e alcalino gerados durante as etapas de branqueamento da celulose. O isolamento dos fungos foi realizado em estudo anterior, cujo objetivo foi realizar a bioprospecção de fungos produtores de amilase neste lodo ativado residual cedido pela indústria de celulose, utilizando o meio de cultura ágar Sabouraud com cloranfenicol. Os fungos isolados capazes de secretar a enzima de interesse foram selecionados para serem utilizados no presente estudo e identificados quanto ao gênero, correlacionando-se características de condições de crescimento, macroscópicas e microscópicas. A produção de xilanase e a quantificação da atividade xilanásica foram realizadas utilizando meio de cultura, condições de cultivo e de dosagem descritos em literatura científica. A bioprospecção em lodo ativado residual foi eficaz, visto que, as três linhagens fúngicas utilizadas foram capazes de produzir xilanase, apresentando os seguintes valores de atividade específica: linhagem 2: 27,25 U/mg, linhagem 3: 436, 7 U/mg e linhagem 5: 126,47, sendo a linhagem 3 a responsável pela produção mais efetiva de xilanase.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2453
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIOPROSPECÇÃO_DE_FUNGOS_PRODUTORES_DE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.