Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2445
Título: DETECÇÃO DO Helicobacter pylori E DOS SEUS PRINCIPAIS MARCADORES DE PATOGENICIDADE, GENES cag-A, vac-A E dup-A
Autor(es): MORENO, JULIANA RIBEIRO DO PRADO
Orientador(es): Rasmussen, Lucas Trevizani
Palavras-chave: cag-A;dup-A;Helicobacter pylori;vac-A
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria Gram-negativa conhecida por colonizar a mucosa gástrica e está relacionada à gênese das gastrites, úlceras e câncer gástrico. A evolução da infecção está relacionada a diversos fatores, incluindo as características genéticas da bactéria, como a presença dos marcadores de patogenicidade, genes: cag-A, vac-A e dupA. O gene cag-A, codifica uma citotoxina associada A, envolvida com o aumento do processo inflamatório e danos ao citoesqueleto celular, o gene vac-A, apresenta uma sequência sinal (s) e uma região mediana (m), sendo que a atividade patogênica desta combinação de alelos é mais elevada no genótipo s1/m1, que está associado a úlceras pépticas, gastrites e câncer gástrico, e o gene dup-A, predispõe úlceras gástricas duodenais e tem relação inversa ao câncer gástrico. Assim, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o H. pylori e analisar seus marcadores de patogenicidade, além de correlaciona-los com o desenvolvimento das doenças gástricas. Foram analisadas 131 amostras de biopsia gástrica, coletadas de pacientes dispépticos, maiores de 18 anos, atendidos no setor de gastroenterologia do Hospital Estadual de Bauru e submetidos a endoscopia digestiva alta. A partir das amostras de biópsia gástricas foi extraído o DNA, e posteriormente, utilizado para detecção e genotipagem do H. pylori pela técnica da PCR. O H. pylori foi diagnosticado em 41% das amostras. A análise dos marcadores de patogenicidade detectou o gene cag-A em 30% das amostras, o dup-A em 57% e 43% s1m1, 13% s1m2, 41% s2m2 e 3% s1m1/2 pertencentes ao vac-A. A análise estatística revelou uma associação significativa entre a presença da bactéria e o desenvolvimento de gastrite associados aos genes citados. Conclui-se que diagnosticar e tratar o H. pylori precocemente representa um melhor prognostico ao paciente, além da importância da detecção dos fatores de virulência, os quais representam um fator de risco para o desenvolvimento de doenças gástricas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2445
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DETECÇÃO_DO_Helicobacter_pylori_E_DOS_SEUS_PRINCIPAIS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.