Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2441
Título: HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor(es): SILVA, GUILHERME SANTIAGO
Orientador(es): Nicolielo, Daniela Barbosa
Pedro, Karla Panice
Palavras-chave: Hipotireoidismo Subclínico;Risco Cardiovascular;Dislipidemia;Esforço Físico;Tratamentos
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O Objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura, discutindo as alterações que ocorrem no organismo em decorrência do hipotireoidismo subclínico, principalmente relacionados à dislipidemia, riscos cardiovascular, intolerância ao esforço físico e durante o período gestacional. O tratamento também é abordado em todos os tópicos, evidenciando estudos para elucidar qual a sua eficácia perante as alterações descritas. O hipotireoidismo subclínico trata-se de uma disfunção que apresenta níveis séricos alto do hormônio estimulador da tireóide (TSH) e níveis normais de tiroxina livre (T4 livre). É importante que seja compreendida essa patologia de curso assintomático ou oligossintomático, para que se faça uma abordagem da situação, com objetivo de dar seguimento ao caso e que resulte em um diagnóstico correto, assim como, a indicação da terapia. Os estudos mostram percentuais fidedignos, usando pesquisas com dados estatísticos, de pessoas que possuem hipotireoidismo subclínico correlacionando às complicações em análise e comparando aos que possuem eutireoidismo. Outro fator essencial discutido no trabalho é o hipotireoidismo subclínico no período gestacional, onde temos um levantamento sobre os possíveis prejuízos ao desenvolvimento fetal, importante que seja feito a dosagem sérica do TSH e T4 livre em gestantes, se necessário, tratamento com reposição de levotiroxina e o acompanhamento pelo médico. Portanto, o objetivo central é estudar quais as principais e mais frequentes complicações do Hipotireoidismo Subclínico, além de conhecer suas características epidemiológicas, diagnóstico e tratamentos disponíveis.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2441
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HIPOTIREOIDISMO_SUBCLÍNICO_UMA_REVISÃO_BIBLIOGRÁFICA.pdfTrabalho de Concluão de Curso365,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.