Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2424
Título: BIOPROSPECÇÃO DE FUNGOS PRODUTORES DE AMILASE
Autor(es): ANGELICO, MEGLYM
Orientador(es): Queiroz, Geisiany Maria de
Palavras-chave: Bioprospecção de fungos;Amilase;Lodo ativado
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Micro-organismos, principalmente fungos, são amplamente utilizados para a produção de enzimas aplicadas em indústrias, diminuindo custos e aumentando a rapidez e qualidade final dos produtos. As amilases são enzimas com potencial de hidrolisar as ligações glicosídicas do amido, e apresentam uma vasta gama de aplicações, tais como nas indústrias de papel, detergente, alimentícia e farmacêutica. Paralelamente aos estudos com enzimas, a bioprospecção tem sido alvo de incontestável interesse industrial, pois viabiliza tecnologias alternativas, permitem a reutilização de resíduos, minimizam os custos, além de contribuir para aquisição de produtos de qualidade. O objetivo deste estudo foi realizar a bioprospecção de fungos produtores de amilase de interesse industrial em lodo ativado residual obtido de uma indústria de celulose. O lodo ativado residual foi coletado após o processo de tratamento contínuo dos resíduos ácido e alcalino formados durante as etapas de branqueamento da celulose. Deste material, foram isolados em meio de cultura Ágar Sabouraud com Cloranfenicol (SDA+C), diferentes linhagens de micro-organismos, que pelas características macroscópicas, microscópicas e de crescimento, possivelmente são fungos filamentosos e leveduriformes. A obtenção do inóculo para a produção enzimática foi dada através do cultivo destes fungos em meio SDA+C e após a incubação as células foram contadas em câmara de Neubauer para a obtenção da concentração de 107 células/mL, utilizada em todas as produções enzimáticas. A produção de amilase foi realizada em agitador orbital com controle de temperatura, em Erlenmeyers de 200 mL com um volume total de 50 mL de meio de cultura previamente descrito na literatura. A determinação de proteínas foi realizada pelo método de Bradford e a quantificação da atividade enzimática pelo método de DNS (ácido 3,5- dinitrosalicílico), utilizando amido solúvel como substrato. A bioprospecção em lodo ativado residual foi efetiva, pois foi possível isolar 5 fungos capazes de produzir amilase, apresentando valores de atividade específica de linhagem 1: 238 U/mg, linhagem 2: 1008 U/mg, linhagem 3: 325,5 U/mg, linhagem 4: 1586 U/mg e linhagem 5: 1145 U/mg, sendo que, considerando este dado, a linhagem fúngica 4 foi o produtor de amilase mais eficiente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2424
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIOPROSPECÇÃO_DE_FUNGOS_PRODUTORES_DE_AMILASE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso645,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.