Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2418
Título: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL E ANTIBACTERIANA DOS EXTRATOS OBTIDOS DO FRUTO DA Morinda citrifolia
Autor(es): SILVA, CELSO ANTONIO DA
Orientador(es): Marcellino, Márcia Clélia Leite
Palavras-chave: Morinda citrifolia;Tumor Ascítico de Erhlich;Atividade antibacteriana
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Neoplasias e infecções bacterianas representam graves enfermidades que afetam grande parcela da população mundial. Apesar dos tratamentos preconizados a base de quimioterápicos e antibióticos, respectivamente, novas alternativas de tratamento, em particular a base de metabólitos secundários obtidos de plantas medicinais representam opções de terapias mais acessíveis, menos agressivas e eficientes. Diante disto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o possível efeito antitumoral e antibacteriano dos extratos fenólico e oleoso obtidos dos frutos de Morinda citrifolia. Para a avaliação antitumoral foram utilizados 22 camundongos suíços machos e adultos, onde foram inoculadas 10³cel/mL do Tumor de Erhlich na região peritoneal (tumor ascítico). Os animais foram tratados por 7 dias, pela técnica de gavagem, com os extratos da fração oleosa, fenólica e também com os veículos aquoso e aquoso com tensoativo, e após a eutanásia, foi obtido o lavado de células tumorais que foram contadas em câmara de Neubauer. Para determinação da atividade antibacteriana, foram realizadas as técnicas de CIM e CBM. Os resultados do teste antitumoral in vivo evidenciaram aumento significativo de células tumorais nos grupos tratados com a fração fenólica (p=0,025) e oleosa (p=0,003), no entanto, o veículo contendo o tensoativo Tween 80 reduziu de forma significativa (p= 0,021) as células tumorais em comparação ao grupo contendo somente água destilada. Em relação a avaliação bacteriana, os extratos etanólico (compostos fenólicos) e etéreo (óleos essenciais) do fruto de Morinda citrifolia, não foram efetivos frente a Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus. Apresentando CIM/CBM é igual a 1250µg/mL no caso do extrato fenólico e CIM igual a 1,45% e CBM igual a 2,9% no caso de óleo essencial frente a Streptococcus pyogenes. Notou-se ainda que os controles realizados demonstraram que os testes foram válidos. Novos estudos devem ser realizados para evidenciar os resultados aqui expostos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2418
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO_DA_ATIVIDADE_ANTITUMORAL_E_ANTIBACTERIANA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.