Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2398
Título: LEVANTAMENTO DE ENDO E ECTOPARASITOS EM Oreochromis sp. NA PISCICULTURA
Autor(es): OLIVEIRA, GUSTAVO DE
MARTINS, THOMAS RAVANELLI
Orientador(es): Coração, Sagrado
Palavras-chave: Oreochromis niloticus;parasitos;piscicultura
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Nativas da África, as tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus), devido a sua facilidade adaptativa, além de forte resistência em convivência com outras espécies, apresentam papel de destaque nas diversas formas de produção por todo o país. O grande aumento da produtividade de peixes acompanhado nas últimas décadas, inclusive para atender a demanda internacional, requer um adequado controle de qualidade do produto verificado pela boa qualidade dos recursos hídricos. É fundamental, dentre as formas de piscicultura realizadas atualmente, como os viveiros de terra, tanques rede e um novo conceito de “raceways”, uma boa qualidade da água para evitar o surgimento de parasitos que possam vir a por fim a toda uma produção. O objetivo do trabalho foi verificar a presença de endo e ectoparasitos em Oreochromis niloticus em um pesqueiro de Bauru (SP). Após a análise macroscópica dos ecto e endoparasitos, foi possível verificar que 100% dos exemplares analisados encontram-se livres desses e que o pesqueiro apresenta animais adultos saudáveis para o consumo humano, mantendo o número de animais em cativeiro dentro de padrões aceitáveis, bem como a qualidade da água.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2398
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEVANTAMENTO_DE_ENDO_E_ECTOPARASITOS_EM_Oreochromis.pdfTrabalho de Conclusão de Curso897,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.