Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2389
Título: OCORRÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE ANFÍBIOS ANUROS NO SÍTIO GUARICANGA, MUNICÍPIO DE PRESIDENTE ALVES (SP)
Autor(es): PESSOA, ALESSANDRA DE SOUZA
Orientador(es): Martinez, Rosângela Aparecida Marques
Palavras-chave: Anfíbios;Anuros;Ocorrência;Guaricanga;São Paulo
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O Brasil abriga a maior biodiversidade de anfíbios do mundo, porém muitas espécies podem ainda ser desconhecidas da ciência. No estado de São Paulo, foram realizados vários estudos da anurofauna, porém em muitas regiões ainda permanecem desconhecidas. Considerando a grande degradação ambiental pela ação antrópica, muitas espécies podem ser extintas antes mesmo de serem conhecidas. Portanto, se faz necessário estudos dessa natureza, contribuindo para o conhecimento e a conservação das espécies. O presente estudo objetivou realizar o levantamento das espécies de anfíbios anuros, sua ocupação ambiental e ocorrência espacial no município de São Luiz do Guaricanga, Estado de São Paulo. A região apresenta grandes áreas de plantio de cana- de- açúcar, e outras áreas com criação de gado e pequenas lavouras, restando poucas áreas de vegetação nativa fragmentadas. Para o estudo foram selecionados três ambientes com corpos d’ água diferentes, os quais foram visitados semanalmente no período de 03 de agosto a outubro de 2010. A metodologia utilizada para registro das espécies foi à procura visual e auditiva em todos os ambientes selecionados para o estudo. Foi registrado um total de (14) espécies distribuídas em (4) famílias: Bufonidae (1) Rhinella schneideri; Hylidae (9): Dendropsophus nanus, D. sanborni, Hypsiboas albopunctatus, Hypsiboas faber, Phyllomedusa tetraploidea, Pseudis platensis, Scinax fuscomarginatus, S. fuscovarius,Trachycephalus venulosus, Leiuperidae (1):Physalaemus cuvieri; Leptodacthylidae (3): Eupemphix nattereri Leptodactylus fuscus, L. podicipinus. No período das observações sistematizadas pode se constatar que as espécies Eupemphix nattereri e Leptodactylus podicipinus,são generalistas, pois ocuparam todos os ambientes de estudo. O ambiente que apresentou a maior riqueza de espécies foi o ambiente A (seis espécies), seguido do B (quatro espécies) e do C (três espécies). A riqueza de espécies de anuros do Sítio Guaricanga pode ser considerada até o presente momento baixa, comparada com outras localidades do estado de São Paulo, fato que pode ser atribuído ao pequeno período de amostragem, além da área ter grande influência antrópica.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2389
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OCORRÊNCIA_E_DISTRIBUIÇÃO_ESPACIAL_DE_ANFÍBIOS_ANUROS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.