Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2386
Título: ALTERNATIVAS DE MANEJO DE EQUINOS RELACIONADAS À INCIDÊNCIA DE DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS
Autor(es): FRANCISCATO, PATRICIA JANSON
Orientador(es): Heubel, Maricê Thereza Corrêa Domingues
Palavras-chave: Comportamento Estereotipado;Cavalo;Bem-estar Animal;Distúrbio Comportamental
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Estereótipos são definidos como sendo comportamentos executados de forma repetitiva e que não apresentam uma função aparente; podem estar associados ao estresse, ao tédio, à características genéticas e também à quantidade e ao tipo de treinamento que cada animal executa. A falta de contato social e visual, a liberdade para que o cavalo possa ao menos executar parte de seus comportamentos naturais e a ausência de uma dieta adequada são caracterizados como fatores de estresse a esses animais, podendo desencadear a execução de comportamentos anormais, evidenciando assim, a não adaptação ao regime restrito imposto a eles. O bem-estar animal tornou-se um assunto muito valorizado atualmente, pois um pobre bem-estar pode gerar situações de estresse, podendo até evoluir para processos patológicos, interferindo diretamente na saúde e no desempenho de um cavalo atleta. O presente trabalho teve como objetivo verificar a ocorrência de distúrbios comportamentais em cavalos-atleta com situações distintas de bem-estar, evidenciando o ambiente de vivência (baias e baias-piquete) e a dieta do animal. O estudo foi realizado nos períodos (Período 1: outubro a dezembro de 2010; Período 2: maio a julho de 2011) a partir de observações diárias dos cavalos organizados em 2 grupos conforme o tamanho da baia e o fracionamento do concentrado (três vezes ao dia ou duas vezes ao dia). Verificou-se que a incidência de estereotipias variou, estando presente em maior freqüência no animal com situações mais restritas de vivência (baia fechada e alimentação 2x ao dia) como se esperava, evidenciando os comportamentos “marcar língua”, “lamber cocho, “lamber paredes”, “movimentos verticais com a cabeça”, “morder madeira” e “relinchar continuamente”. Pôde-se analisar e sugerir alternativas de manejo para com esses animais na tentativa de diminuir a incidência de comportamentos anormais e de oferecer-lhes um nível mais elevado de bem-estar e qualidade de vida.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2386
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALTERNATIVAS_DE_MANEJO_DE_EQUINOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.