Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2380
Título: ZOOPLANCTON COMO BIOINDICADOR DE QUALIDADE AMBIENTAL DA AGUA DO AÇUDE DO VALE DO IGAPÓ NO MUNICÍPIO DE BAURU (SP)
Autor(es): SOUZA, FÁBIO HENRIQUE PAIVA DE
Orientador(es): Heubel, Maricê T. C. Domingues
Palavras-chave: Zooplancton;Bioindicador;Água doce
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho foi realizado com intuito de verificar a qualidade da água bem como a presença ou não de chumbo no açude do Vale- do- Igapó em Bauru (SP)(Latitude 22°20'56.97"S e Longitude 48°56'51.35"O). Atualmente sabe-se que o zooplâncton possui um papel central na dinâmica de um ecossistema aquático, especialmente na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia. Na grande maioria dos ambientes aquáticos o zooplâncton é formado por protozoários (flagelados, sarcodinas e ciliados) e por vários grupos de metazoários. Entre estes destacam-se: os Rotiferos (asquelmintes), Cladóceros e Copépodes (crustáceo) e larvas de dípteros (insetos) da família Chaoboridae. Para a coleta de zooplâncton foi realizado arrastos horizontais posteriormente resfriadas em recipiente com gelo durante 8 minutos e fixadas, 2 amostras com formol 4% tamponado com boráx e 2 com álcool 95% e simultaneamente foram coletados dados das condições climáticas. Para a análise de chumbo foram coletadas 2 amostras de água, uma do fundo da margem e outra da superfície. As condições climáticas tiveram uma pequena variação, oque decorre de um período de chuva entre o período das duas coletas. A identificação das espécies de zooplâncton foi realizada com base na literatura e destacam-se em copépodes, cladóceros, rotíferos e protozoários, ocorrendo uma maior freqüência de cladóceros e copépodes. Esse resultado aponta para um ambiente aquático com um certo grau de poluição, relativo a excesso de matéria orgânica. A análise de chumbo resultou em valores insignificantes quando relacionados a contaminação, as duas amostras resultaram em um valor de 0,011ppm e 0,013ppm, fundo e superfícies, respectivamente, estando de acordo com a resolução do CONAMA.
Descrição: Monografia (Graduação)–Centro de Ciências da Saúde. Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2011
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2380
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZOOPLANCTON_COMO_BIOINDICADOR_DE_QUALIDADE_AMBIENTAL.pdfTrabaho de Conclusão de Curso502,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.