Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2379
Título: ANÁLISE DO PADRÃO DE COPA DE ESPÉCIES VEGETAIS CULTIVADAS NA ÁREA URBANA NO MUNICÍPIO DE PIRATININGA – SP
Autor(es): HERCULIANI, CLARISSA CAROLINA FERNANDES
Orientador(es): Coral, Dorival José
Palavras-chave: Arborização urbana;Biometria de copa;Forma de copa
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho integra a análise biométrica e o padrão de copa das cinco espécies vegetais mais abundantes no município de Piratininga – SP. O estudo foi realizado a partir de imagens digitais feitas em campo em vista frontal e lateral. O programa Motic Image Plus 2.0 foi utilizado para a análise biométrica. As árvores de grande porte Licania tomentosa e Terminalia catappa e de pequeno porte Lagerstroemia indica e Tibouchina granulosa apresentaram diferenças significativas na análise biométrica para os valores de altura, largura e área de copa o que pode indicar a necessidade de melhor manejo dessas espécies no passeio público do município ou a escolha de espaços mais amplos para o plantio das mesmas. A espécie Caesalpinia pluviosa não apresentou diferenças significativas na análise biométrica dos mesmos parâmetros o que demonstra que árvores remanescentes dessa população no passeio público, contribuem com a paisagem urbana. Em relação ao padrão de copa das cinco espécies estudadas em vista frontal e lateral, os resultados obtidos foram: Licania tomentosa em vista frontal como Elíptica horizontal e a forma lateral como Globosa; Tibouchina granulosa mostrou uma forma de copa vista de frente como Umbeliforme e lateralmente como forma de Vaso; Lagerstroemia indica em vista frontal foi nomeada frontalmente como Ovóide informal e lateralmente como Capitata esférica; A espécie Terminalia catappa apresentou forma de copa frontal como Elíptica horizontal e a forma lateral como Globosa e a espécie Caesalpinia pluviosa em vista frontal foi classificada como Umbeliforme espalhada e de vista lateral foi classificada como Elíptica vertical/ovóide. Os resultados demonstram que para as cinco espécies estudadas há problemas de condução e manejo na poda, visto que nas cinco espécies estudadas as copas em vista frontal e lateral apresentam formas distintas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2379
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE_DO_PADRÃO_DE_COPA_DE_ESPÉCIES_VEGETAIS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.