Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2362
Título: A EPIDEMIA DE DENGUE NA CIDADE DE BAURU: INVESTIGAÇÃO DAS POSSÍVEIS CAUSAS DE SUA REEMERGÊNCIA E PROPOSTAS PARA EVITAR E COMBATER O MOSQUITO VETOR DA DOENÇA
Autor(es): LIMA, GIULIANA DE SOUZA ALMEIDA
Orientador(es): Heubel, Maricê Thereza Correa D.
Palhaci, Talitha Plácido
Palavras-chave: Saúde Pública;Dengue;Conhecimentos;Bauru
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Introdução: Tratando-se das questões de risco e prevenção de doenças, a dengue é uma virose que se destaca, visto que atualmente no Brasil aparece de forma hiperendêmica nos lugares onde um ou demais sorotipos circularam. A atual situação epidemiológica e entomológica evidencia grandes possibilidades de agravamento, pois os fatores que determinaram a reemergência são difíceis de serem exterminados. Apesar da divulgação realizada pela mídia visar influenciar os comportamentos e opiniões sobre essa doença, observa-se que muitas pessoas continuam sem tomar atitudes para prevenção do mosquito vetor. Objetivo: Diante disso, o principal objetivo desse trabalho é investigar as possíveis causas da reemergência da epidemia de dengue na cidade de Bauru (SP). Metodologia: Para isso, foi utilizada uma metodologia de pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de questionários em uma amostra representativa da população de Bauru. Foram aplicados questionários em 450 pessoas residentes do município de Bauru (SP), que foram divididos em 90 indivíduos por 5 zonas denominadas, zonas centro/sul, leste, noroeste, norte e oeste respectivamente, cruzando dados qualitativos, calculados a partir do número de respostas ou frequência absoluta, divido pelo total de respostas e multiplicado por 100 resultando na frequência relativa. Resultados: Os dados cedidos pela Secretaria Municipal da Saúde de Bauru possibilitaram verificar que o município apresentou resultados mais positivos em 2014 em relação a 2013, coincidindo com os resultados dos participantes da pesquisa. A maioria dos respondentes considera a doença Dengue perigosa e sabe como ocorre o ciclo do vetor e, aproximadamente, de 9% a 15% deles já apresentaram a doença. Foi possível verificar ainda que a maioria aponta que realiza a prevenção do mosquito vetor. Entretanto, pelos resultados há possibilidade do comportamento ainda não ter mudanças significativas, principalmente nos locais de maior incidência da doença em Bauru. Conclusão: Concluímos com o trabalho que as mulheres de 31 a 55 anos foram a faixa etária mais acometida pela Dengue no município de Bauru nos anos de 2013 a 2014 havendo valores positivos de redução da doença em 2014, também foi possível verificar que a maioria dos considera a Dengue uma doença perigosa e que de 9 a 15% já foram acometidos pela doença.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2362
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_EPIDEMIA_DE_DENGUE_NA_CIDADE_DE_BAURU.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.