Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2348
Título: DETECÇÃO DE CONSTITUINTES QUÍMICOS DOS EXTRATOS DE Bambusa textilis POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) E ESPECTRO ULTRAVIOLETA (UV)
Autor(es): TRIZÓLIO, ANA CAROLINE CATARIM
Orientador(es): Constantino, Dulce Helena Jardim
Palavras-chave: Bambusa textilis;CLAE;Flavonóides;UV
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Flavonóides têm atraído considerável interesse científico ao longo das décadas em virtude de seus efeitos benéficos à saúde, sendo comprovada sua eficácia em diferentes atividades biológicas. Tais propriedades dependem do arranjo dos anéis aromático e heterocíclico que compõe seu esqueleto. Estes compostos são encontrados em uma grande variedade de extratos vegetais e, largamente empregados em terapias alternativas em diferentes processos patológicos. Desde 2003, o Ministério da Saúde da China, citado por Zhang e colaboradores (2005), permite a utilização de bambus como aditivo alimentar devido à ação benéfica promovida por estes compostos encontrados nas folhas destas plantas. Devido a essa medida do Ministério da Saúde da China, diversos estudos com o intuito de quantificar os componentes responsáveis por essas ações e aprimorar técnicas já existentes, têm sido realizados atualmente análises através de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) podendo ser associadas às técnicas de ressonância magnética nuclear (RMN), ultravioleta (UV) e/ou espectrometria de massas (MS). O presente trabalho se propôs a detectar os compostos químicos presentes nas folhas da espécie de bambu Bambusa textilis através de CLAE analisando juntamente os espectros de UV. No procedimento de extração, foi obtido três frações distintas: aquosa, hexânica e de acetato de etila. A partir dos picos cromatográficos, foram analisados os espectros de UV de cada amostra. Os dados obtidos através dos espectros de UV dos picos cromatográficos revelaram bandas de absorção máxima em 270 e 330 nm, sugerindo que os compostos principais desta planta sejam polifenóis do grupo dos flavonóides.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2348
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DETECÇÃO_DE_CONSTITUINTES_QUÍMICOS_DOS_EXTRATOS_DE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.