Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2344
Título: ESTUDO DE POLIMORFISMOS NOS GENES DE REPARO xrcc1 E xpd EM INDIVÍDUOS EXPOSTOS A PESTICIDAS
Autor(es): SILVA, DANIELE FERNANDES DA
MORELI, JUSCIELE BROGIN
Orientador(es): Sales, Magaly Machado
Palavras-chave: Pesticidas;Câncer;genes de reparo
Data do documento: 2007
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Os pesticidas constituem uma categoria heterogênea de substâncias químicas especificamente designadas para o controle de pestes e doenças nos vegetais. A maioria das pessoas são inevitavelmente expostas aos pesticidas através da contaminação ambiental, principalmente aqueles expostos em seu ambiente de trabalho. O câncer é uma doença que pode ser atribuída a múltiplos fatores, incluindo contribuição genética, meio ambiente e estilo de vida. A exposição a pesticidas é um fator ambiental relevante, devido à sua associação com o desenvolvimento da doença. O gene xrcc1 codifica uma das principais proteínas de reparo de DNA, envolvidas no reparo de excisão de bases e o gene xpd codifica uma proteína envolvida no reparo por excisão de nucleotídeos, uma das melhores formas de reparar lesões no DNA induzidas pelo cigarro, UV e produtos químicos. Resultados de estudos epidemiológicos sugerem que polimorfismos em genes de reparo podem influenciar na suscetibilidade de alguns tipos de cânceres. Foi analisado os polimorfismos Arg399Gln no gene de reparo xrcc1 e Lys751Gln no gene de reparo xpd em 30 indivíduos expostos a pesticidas e 15 controles (selecionados pela idade, sexo e não exposição direta aos pesticidas) pela técnica da PCRRFLP. A freqüência dos genótipos Arg/Gln para xrcc1 e Lys/Gln para xpd, foi elevada em ambos os grupos estudados. O teste estatístico de qui-quadrado indica que a distribuição dos genótipos parece não diferir entre os grupos estudados (x 2 =2,31 e p= 0,3154 para xrcc1 e x 2 = 0,048; p = 0,9762 para xpd). Porém, a freqüência dos genótipos suscetíveis foi elevada nos grupos expostos e controles, determinando a necessidade de uma análise de instabilidade cromossômica e uma orientação esclarecida aos trabalhadores expostos a pesticidas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2344
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO_DE_POLIMORFISMOS_NOS_GENES_DE_REPARO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.