Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2340
Título: ESTUDO DO POLIMORFISMO Lys751 Gln NO GENE DE REPARO xpd EM INDIVÍDUOS EXPOSTOS A PESTICIDAS.
Autor(es): SILVA, DANIELE FERNANDES DA
Orientador(es): Sales, Magaly Machado
Palavras-chave: câncer;gene xpd;pesticidas
Data do documento: 2007
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Os pesticidas são substâncias químicas designadas para o controle de pestes e doenças nos vegetais e sua aplicação tem contribuído significativamente para o aumento da produção agrícola. Os trabalhadores rurais expostos a pesticidas estão em contato direto com uma complexa mistura de substâncias químicas que podem contribuir para o desenvolvimento de câncer. A proteína XPD está envolvida com o reparo por excisão de nucleotídeos NER. Este tipo de reparo é uma das melhores formas para remover lesões no DNA, principalmente aquelas induzidas por adutos químicos. A genotipagem de indivíduos expostos pode indicar a freqüência dos genótipos mais susceptíveis ao aparecimento de câncer. No presente trabalho foi analisado o polimorfismo Lys751Gln no gene de reparo xpd em 30 trabalhadores rurais expostos e 15 controles. Este polimorfismo está associado com um aumento da incidência de vários tipos de cânceres. A genotipagem deste fragmento foi realizada por PCR-RFLP e a restrição através da enzima PstI. Foi possível verificar que de 30 indivíduos expostos 50,0% são heterozigotos para a mutação (Lys/Gln), 6,7% homozigotos (Gln/Gln) e 43,3% apresentaram o genótipo homozigoto tipo selvagem (Lys/Lys). Dos controles, 53,3% são heterozigotos para a mutação (Lys/Gln), 6,7% são homozigotos (Gln/Gln) e 40,0% apresentam o genótipo tipo selvagem (Lys/Lys). O teste estatístico de qui-quadrado (x 2 = 0,048; p = 0,9762) indica que a distribuição dos genótipos parece não diferir entre os grupos estudados. Porém, o genótipo Lys/Gln foi o mais freqüente tanto no grupo exposto como no controle, determinando a necessidade de uma análise da instabilidade cromossômica e uma orientação esclarecida aos trabalhadores expostos a pesticidas ( 31 referências).
Descrição: Monografia de Iniciação Cientifica (Ciências Biológicas) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2340
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO_DO_POLIMORFISMO_Lys751.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.