Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2315
Título: HISTÓRIA QUÍMICA DAS CORES
Autor(es): ROSA, WELLINGTON JOSÉ DA
Orientador(es): Campos, Raquel Teixeira
Palavras-chave: Corantes;Origem;Pigmentos;Espectroscopia;Obras de Arte
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As cores fazem parte do universo desde a antiguidade, eram criadas a partir de corantes extraídos de plantas e animais para o tingimento de roupas e tecidos. Desde períodos medievais, a utilização das cores já ocupava papel de grande destaque devido às exigências por parte dos reis e faraós, já que muitas cores tinham grande significado tanto na parte de beleza, quanto na parte espiritual. Mesmo naquele tempo, onde as matérias primas e os recursos para sua extração eram muito escassos, já existiam muitas cobranças por meio da nobreza pela criação de novas cores, o que fazia com que os pintores e artesãos se dedicassem muito a descoberta de matérias primas para a extração de corantes e tingimentos, o que trazia lucro para essa classe de trabalhadores, dos quais muitos sobreviviam com os recursos vindos desse segmento. As cores eram muito utilizadas pelos pintores em suas obras de arte, grandes artistas daquela época necessitavam de novidades no ramo de corantes, pois recebiam grande pressão por parte da nobreza para a criação de novas cores. A veracidade das obras de arte sempre foi um assunto que proporcionava muitas discussões, mas que na atualidade com a descoberta da espectroscopia Raman, muitas dessas dúvidas não existem mais. O presente trabalho tem como objetivos demonstrar a importância das cores, sua composição, os diversos tipos de corantes e demonstrar como é possível a criação de novas tonalidades a partir de cores já existentes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2315
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Historia_quimica_das_cores.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.