Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2306
Título: ABRANDAMENTO DE ÁGUAS DE CALDEIRAS COM RESINAS DE TROCA IÔNICA
Autor(es): JUNIOR, JOSÉ WILSON LONGATTO
Orientador(es): Johansen, Herbert Duchatsch
Palavras-chave: Água;Caldeira;Corrosão;Resina;Troca iônica
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Considerando a crescente demanda energética e a busca por fontes alternativas de energia, o uso de caldeiras tem evoluído desde o início da década de 1990. Este crescente avanço na geração de vapor fez com que a tecnologia ficasse cada vez mais cara. Nos dias atuais, as empresas notaram que o tratamento necessita ser feito corretamente, a fim de reduzir gastos desnecessários com a corrosão, evidenciando-se assim a necessidade de pré-tratamentos da água de alimentação. Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do abrandamento de águas de caldeiras tendo como foco o setor sucroalcooleiro. Será apresentada a descrição de dois métodos de tratamentos de águas de caldeiras: por precipitação química e por resinas de trocaiônica, apresentando e descrevendo suas principais diferenças e dados reais de análises de uma empresa sucroalcooleira da região de Bauru, SP.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2306
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABRANDAMENTO_DE_ÁGUAS_DE_CALDEIRAS_COM.pdfTrabalho de Conclusão de Curso490,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.