Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2302
Título: AMIDOS DE MANDIOCA E DE MILHO OXIDADOS POR HIPOCLORITO DE SÓDIO E PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
Autor(es): PESSOA, ADRIANO DE SOUZA
Orientador(es): Coutinho, Ana Paula Cerino
Palavras-chave: Amido;Amido oxidado;Hipoclorito de sódio;Peróxido de hidrogênio
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Amidos nativos e modificados têm grande importância na indústria de alimentos, sendo empregados principalmente como espessantes e/ou estabilizantes. As limitações das propriedades dos amidos nativos levaram ao desenvolvimento de muitos tipos de amidos modificados para aplicações de interesses industriais com diversas propriedades. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da oxidação dos amidos de milho e mandioca oxidados por hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio. Amidos oxidados em elevadas concentrações de agentes oxidantes, produzem pastas fluidas, estáveis à retrogradação e aplicados em indústrias de papel, têxtil e de alimentos. Esta propriedade é atribuída à maior presença de carboxilas em relação as hidroxilas. Com esse aumento de cargas negativas, acontece simultaneamente a hidrólise da ligação glicosídica. Constatou-se que a oxidação por hipoclorito tem melhor eficiência que a de peróxido, e que são reações dependentes da concentração do oxidante e do pH. Foi observado ainda que o amido de mandioca tem oxidação mais efetiva que o amido de milho.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2302
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMIDOS_DE_MANDIOCA_E_DE_MILHO_OXIDADOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso980,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.