Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/230
Título: SUPERDOTAÇÃO E DUPLA EXCEPCIONALIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL
Autor(es): SILVA, BEATRIZ PADILHA DA
Orientador(es): Pedro, Ketilin Mayra
Palavras-chave: Educação Especial;Superdotação;Dupla excepcionalidade
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As crianças superdotadas demonstram desempenho superior aos demais em uma ou mais das seguintes áreas: habilidade acadêmica, motora ou artística, criatividade e liderança. As principais características destes indivíduos são: criatividade, altos níveis de atividade, facilidade de aprendizagem, alto grau de curiosidade, vocabulário avançado para a idade cronológica, entre outras. O processo de identificação e avaliação de estudantes superdotados nem sempre é fácil e assertivo, uma vez que este tema ainda é desconhecido por boa parte dos professores. Outro fator que pode dificultar o processo de identificação do estudante superdotado está relacionado ao fato de que estes podem apresentar dupla-excepcionalidade, ou seja, além da habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e altos níveis de criatividade estes estudantes podem apresentar, de modo concomitante, deficiências e/ou transtornos. Diante do exposto, constituiu-se como objetivo geral desta pesquisa analisar as produções acadêmicas sobre Altas Habilidades/Superdotação, no âmbito da dupla excepcionalidade. Especificamente pretendeu-se: identificar as produções acadêmicas sobre Altas Habilidades/ Superdotação no âmbito da dupla excepcionalidade; delinear um panorama sobre as produções existentes no campo da dupla excepcionalidade; verificar o impacto dos resultados obtidos nas produções. Para tanto, realizamos a revisão de literatura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da CAPES e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), sendo que encontramos oito produções acadêmicas. A partir da análise das produções observamos a importância e a necessidade de trabalhar com profissionais e áreas multidisciplinares, visto que a identificação e o atendimento educacional especializado fazem diferença no desenvolvimento do indivíduo. Destacamos também a escassez de produções nacionais sobre a temática, o que demonstra a importância dos profissionais em aprofundar e expandir seus conhecimentos sobre a temática.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica do curso de Pedagogia apresentada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, do Centro Universitário Sagrado Coração, sob a orientação da Profª Drª Ketilin Mayra Pedro.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/230
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUPERDOTAÇÃO E DUPLA EXCEPCIONALIDADE.pdfIniciação Cientifica602,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.