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dc.contributor.advisorPedro, Ketilin Mayra-
dc.contributor.authorSILVA, BEATRIZ PADILHA DA-
dc.date.accessioned2022-05-03T18:49:18Z-
dc.date.available2022-05-03T18:49:18Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/230-
dc.descriptionMonografia de Iniciação Científica do curso de Pedagogia apresentada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, do Centro Universitário Sagrado Coração, sob a orientação da Profª Drª Ketilin Mayra Pedro.pt_BR
dc.description.abstractAs crianças superdotadas demonstram desempenho superior aos demais em uma ou mais das seguintes áreas: habilidade acadêmica, motora ou artística, criatividade e liderança. As principais características destes indivíduos são: criatividade, altos níveis de atividade, facilidade de aprendizagem, alto grau de curiosidade, vocabulário avançado para a idade cronológica, entre outras. O processo de identificação e avaliação de estudantes superdotados nem sempre é fácil e assertivo, uma vez que este tema ainda é desconhecido por boa parte dos professores. Outro fator que pode dificultar o processo de identificação do estudante superdotado está relacionado ao fato de que estes podem apresentar dupla-excepcionalidade, ou seja, além da habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e altos níveis de criatividade estes estudantes podem apresentar, de modo concomitante, deficiências e/ou transtornos. Diante do exposto, constituiu-se como objetivo geral desta pesquisa analisar as produções acadêmicas sobre Altas Habilidades/Superdotação, no âmbito da dupla excepcionalidade. Especificamente pretendeu-se: identificar as produções acadêmicas sobre Altas Habilidades/ Superdotação no âmbito da dupla excepcionalidade; delinear um panorama sobre as produções existentes no campo da dupla excepcionalidade; verificar o impacto dos resultados obtidos nas produções. Para tanto, realizamos a revisão de literatura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da CAPES e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), sendo que encontramos oito produções acadêmicas. A partir da análise das produções observamos a importância e a necessidade de trabalhar com profissionais e áreas multidisciplinares, visto que a identificação e o atendimento educacional especializado fazem diferença no desenvolvimento do indivíduo. Destacamos também a escassez de produções nacionais sobre a temática, o que demonstra a importância dos profissionais em aprofundar e expandir seus conhecimentos sobre a temática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
dc.subjectDupla excepcionalidadept_BR
dc.titleSUPERDOTAÇÃO E DUPLA EXCEPCIONALIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONALpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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