Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2237
Título: Análise proteômica da película adquirida do esmalte in vivo e saliva sob o efeito do ciclo circadiano
Autor(es): Martins, Lucas Bento Camargo
Orientador(es): Pagin, Otávio
Ventura, Talita Mendes Oliveira
Palavras-chave: Película adquirida;Saliva;Ritmo circadiano;Proteínas;Erosão dentária;Proteômica
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A película adquirida do esmalte (PAE) é um tegumento formado in vivo como resultado da adsorção seletiva de proteínas salivares sobre a superfície do dente, que contém ainda glicoproteínas e lipídeos. A presença de proteínas na PAE forma uma interface protetora sobre a superfície do dente, participando em todos os eventos interfaciais que ocorrem na cavidade bucal. Trata-se de um filme orgânico, livre de bactérias, que recobre os tecidos dentários, sendo um dos fatores protetores contra o desgaste dentário erosivo (DDE). Trabalhos têm se concentrado na caracterização e no impacto protetor da película adquirida formada sobre a superfície do esmalte. No entanto, pouco se sabe sobre a influência do ciclo circadiano nas alterações da composição proteica da película adquirida e saliva. Com base nisto, o objetivo deste trabalho será avaliar o efeito do ciclo circadiano no perfil proteico da saliva e da película adquirida formada sobre o esmalte in vivo. Participaram da pesquisa 9 voluntários, com idade acima de 18 anos, não fumantes, com bom estado de saúde geral e bucal. Após profilaxia, a película adquirida foi formada por 120 min. A coleta da PAE e saliva foram realizadas em três períodos distintos: formação das 8:00 às 10:00 h (período da manhã), formação das 14:00 às 16:00 h (período da tarde) e formação das 18:00 às 20:00 h (período da noite). Salivas não estimuladas e películas formadas em diferentes períodos (manhã, tarde e noite) foram coletadas separadamente para análise utilizando papel filtro embebido em ácido cítrico 3%. As amostras foram processadas para análise por nLC-ESIMS/MS. Os espectros MS/MS obtidos foram confrontados com bases de dados de proteínas humanas (SWISS-PROT). A quantificação livre de marcadores foi realizada utilizando o software PLGS. Os fluxos salivares e o pH da saliva também serão avaliados nos diferentes períodos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Odontologia - Centro Universitário Sagrado Coração.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2237
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise_proteômica_da_película_adquirida_do_esmalte_in_vivo_e_saliva_sob_o_efeito_do_ciclo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.