Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2169
Título: ZEÓLITAS: UM NANOMUNDO A SERVIÇO DE GRANDES PROCESSOS QUÍMICOS
Autor(es): PAVANELLO, MARIELLE THAIS
Orientador(es): Rodrigues, Dorival Roberto
Palavras-chave: Zeólita;Sítios ativos;Seletividade;Alumino-Silicatos
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: No presente trabalho, são apresentadas algumas propriedades e potenciais de aplicações das zeólitas, que durante os últimos 50 anos têm chamado a atenção da comunidade científica, por apresentarem muitas propriedades físico-químicas de grande uso e aplicação em diversas atividades humanas. Zeólita é um termo de origem grega (zein = ferver + lithos = pedra) introduzido em 1756 pelo mineralogista sueco Axel Frederick Cronsted, para designar certos minerais em alusão ao caráter peculiar de suas respostas quando aquecidas. As zeólitas são alumino-silicatos que apresentam uma estrutura tridimensional em que os arranjos dos tetraedros de (SiO4) 4- e (AlO4) 4- formam um arcabouço diversificado, contendo cavidades e canais que poderiam ser ocupados por moléculas de água e cátions de metais alcalinos e/ou alcalino-terrosos, cambiáveis. O vasto campo de aplicação tecnológica das zeólitas deve-se à composição química e à estrutura cristalina dessa grande família de minerais. Sua importância econômica tem estimulado a síntese de forma que, além das mais de 80 espécies naturais reconhecidas, centenas de tipos diferentes já foram produzidas em laboratório. A sua maior utilização está nas grandes indústrias, principalmente na petroquímica e isso se deve a algumas características peculiares desses materiais. As zeólitas possuem, alta área superficial e capacidade de adsorção, propriedades de adsorção que variam num amplo espectro desde altamente hidrofóbicas a altamente hidrofílicas, uma estrutura que permite a criação de sítios ativos, tais como sítios ácidos, cuja força e concentração podem ser controladas de acordo com a aplicação desejada, tamanho de canais e cavidades compatíveis com a maioria das moléculas das matérias-primas usadas na indústria e uma complexa rede de canais que lhes confere diferentes tipos de seletividade de forma e seletividade de reagente, produto e de estado de transição. Diante de tantas propriedades e grande potencial de aplicação, pode-se dizer que as zeólitas são poderosos minerais com muitas peculiaridades, sendo visto como um dos melhores catalisadores para a indústria.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Química) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2169
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zeolitas_um_nanomundo_a_servico_de_grandes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso758,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.