Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2157
Título: POLÍMEROS DE AMIDO
Autor(es): BARBIRATO, MARCEL
Orientador(es): Conte, Carlos Henrique
Palavras-chave: Biopolímeros;Polissacarídeos;Amido
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Os biopolímeros são materiais poliméricos classificados estruturalmente como polissacarídeos, poliésteres e poliamidas. A matéria-prima principal para sua manufatura é uma fonte de carbono renovável, geralmente um carboidrato derivado do plantio em larga escala como cana-de-açúcar, milho, batata, trigo e beterraba. Os polímeros de amido são polissacarídeos, modificados quimicamente ou não, produzidos a partir de amido extraído do milho, batata, trigo ou mandioca, utilizados na produção de embalagens e itens de descarte rápido e em blendas com polímeros sintéticos na confecção de filmes flexíveis. Várias estruturas das plantas são capazes de sintetizar amido, como a folha, o caule, raízes e grãos. No entanto, somente algumas partes dos vegetais possuem a capacidade de sintetizar amido em quantidade suficiente para ser passível de extração comercial, são eles: tubérculos, raízes e grãos. Amido é um homopolissacarídeo neutro formado por duas frações: amilose e amilopectina. A primeira é composta de unidades de glucose com ligações glicosídicas α-1,4 formando assim unidades de maltose e, a segunda, por unidades de glucose unidas em α-1,4 com cadeias de glucose ligadas em α1,6 de modo que, além de unidades de maltose, tem-se em menor proporção isomaltose nos pontos de ramificação. O amido é um dos carboidratos mais disponíveis em nível mundial, ficando apenas atrás da celulose. Tem sido bastante estudado no sentido modificado ou misturado com outras substâncias químicas para melhoramento de sua processabilidade, formando uma família bastante versátil de bioplásticos. O amido termoplástico se destaca pela sua característica de ser biodegradável, pode ser empregado como saco de lixo, filmes para proteger alimentos, fraldas infantis, hastes flexíveis com pontas de algodão para uso na higiene pessoal; na agricultura vem sendo empregado como filme na cobertura do solo e recipientes para plantas; nas indústrias agroalimentares, os amidos e derivados são utilizados como ingredientes, componentes básicos dos produtos ou aditivos adicionados em baixas quantidades para melhorar a fabricação, apresentação ou conservação; são utilizados nas indústrias de balas, doces, chocolates, bolos, pastelarias, assim como nas indústrias de geléias e sobremesas, por seus poderes anti-cristalizante, adoçante.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Química) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2157
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Polimeros_de_amido.pdfTrabalho de Conclusão de Curso868,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.