Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2142
Título: DETERMINAÇÃO DE CHUMBO E CÁDMIO POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA EM ÁGUAS DO RIO BAURU
Autor(es): RAMPAZO, LEONARDO
Orientador(es): Garcia, Márcia Aparecida Zeferino
Palavras-chave: Água;Chumbo;Cádmio;Absorção Atômica
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Há muitos anos os metais pesados tem sido uma grande preocupação para a humanidade. A contaminação por chumbo e cádmio traz grande preocupação principalmente para a cidade de Bauru – SP, já que existem nela, inúmeras fábricas de baterias, uma das principais fontes de contaminação por estes metais. A preocupação com o meio ambiente, em especial com a água tem crescido nas últimas décadas. Cada vez mais os órgãos reguladores procuram tornar os limites de tolerância mais rigorosos. O chumbo e o cádmio são dois dos principais contaminantes dos mananciais, fruto do processo de industrialização das grandes metrópoles, principalmente na nossa região, onde já foi comprovado e identificado uma importante contaminação por chumbo há alguns anos atrás. Usando como referência os limites exigidos pela CETESP este trabalho, mostra como pode ser feito um monitoramento simples das águas residuais do Distrito Industrial de Bauru utilizando a técnica de absorção atômica. Os resultados obtidos nos 05 pontos amostrados atenderam aos novos limites de tolerância.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Química) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2142
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Determinacao_de_chumbo_e_cadmio.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.