Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2141
Título: FUMONISINA: INCIDÊNCIA EM AMOSTRAS BRASILEIRAS E METODOLOGIA ANALÍTICA
Autor(es): LUCAS, ALINE MUNHOZ
Orientador(es): Simionato, Eliane Maria Ravasi Stéfano
Palavras-chave: Micotoxina;Fumonisina;Milho;Cromatografia
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Os fungos estão amplamente distribuídos na natureza e são contaminantes comuns de alimentos, grãos e rações. A presença desses fungos causa a perda de qualidade do produto e produz compostos tóxicos, chamados de micotoxinas. As micotoxinas são metabólitos tóxicos produzidos por alguns fungos denominados fungos toxigênicos, os quais podem provocar intoxicações em seres humanos e animais. A fumonisina é um tipo de micotoxina que ataca principalmente o milho, e é produzida por fungos Fusarium verticillioides. São fungos patogênicos para as plantas do milho, infectando raízes e espigas causando podridão, bem como a deterioração de grãos armazenados. A contaminação de alimentos e compostos com fumonisinas tem sido associada a várias doenças em animais e humanos. Desde a descoberta das micotoxinas e sua caracterização em 1988, houve um progresso significativo nos métodos analíticos usados para detectá-las. A grande maioria dos métodos referenciados envolve extração, recorrendo a misturas de solventes polares, seguido de um processo de purificação com extração em fase sólida (SPE) em colunas de fase reversa, colunas de troca iônica forte (SAX) ou colunas de imunoafinidade (IAC). Os métodos desenvolvidos para proceder às análises quantitativas e qualitativas de toxinas incluem cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), cromatografia em camada delgada (CCD), cromatografia gasosaespectrometria de massa (CG-MS), cromatografia líquida-espectrometria de massa (LC-MS), cromatografia de gasosa-espectroscopia infravermelho (CG-IV). Além de metodologia química, os imunoensaios, representados por “enzime linked immunosorbent assay” – ELISA e imunoafinidade vêm sendo muito empregados. Considerando a elevada contaminação de milho por Fusarium verticillioides e a produção de fumonisinas pelos mesmos, aliada aos sérios riscos à saúde humana e animal, este estudo objetivou um levantamento bibliográfico sobre a contaminação por fumonisina B1 em alimentos brasileiros, bem como mostrar quais as metodologias empregadas para a determinação dessa micotoxina, e seus critérios de validação.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2141
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fumonisina_incidencia_em_amostras.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.