Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2130
Título: Processo de Fabricação do Álcool
Autor(es): Nozella, Luiz Carlos
Orientador(es): Roca, Sirlei
Palavras-chave: Álcool;Fermentação;Destilação;Coluna;Mosto
Data do documento: 2007
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A atividade microbiana pode ser utilizada pelo homem de verias formas, através de processos industriais. A fermentação alcoólica pode ser considerada como a oxidação anaeróbica, parcial, da glicose, por ação de leveduras, com a produção final de álcool etílico e gás carbônico, além de outros produtos secundários. É em processo de grande importância, através do qual é obtido todo o álcool industrial, e todas as bebidas alcoólicas, destiladas ou não. Neste processo as leveduras são fundamentais para que o açúcar do meio seja convertido em álcool. Para um bom rendimento ela tem que estar em um meio propicio. Na destilação o método de separação é baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método adequado para purificá-las: basta que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si. A condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. A mistura deve passar por várias etapas de destilação antes de resultar em produtos acabados. O Brasil tem um dos maiores programas de substituição de petróleo por energia renovável do mundo, o programa do álcool combustível. Conseguiu a substituição de 200 mil barris por dia de petróleo, deixando de lançar anualmente milhões de toneladas de carbono à atmosfera e contribuindo imensamente para a estabilização do clima do nosso planeta. Porém existem problemas que precisam ser resolvidos para que o álcool torne-se realmente uma alternativa ambientalmente sustentável. Problemas gerados pela monocultura da cana de açúcar, não devendo pressionar o meio ambiente, expandir sem precisar usar áreas que envolvam degradação. Pela condição social e trabalhista da mão de obra empregada, pelo primitivo processo de colheita que obriga a queima da cana, entre outros. As empresas e os órgãos reguladores do setor têm a obrigação de encará-los de frente Para fazer do programa uma solução global para as mudanças climáticas. Mais de 80% do total da energia utilizada do mundo é proveniente de combustíveis fósseis, que pouco mais de 6% correspondem à energia nuclear e apenas cerca de 13% vêm de energias renováveis, como o etanol e o biodiesel grande oportunidade que temos é modernizar o uso de biomassa. O consumo energético global é considerado o maior desafio para um futuro sustentável. A dependência mundial dos combustíveis fósseis não-renováveis que foram e continuarão a ser a principal causa da poluição e das mudanças climáticas e a crescente escassez das reservas de petróleo tornam cada vez mais urgente a viabilização de energias alternativas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2130
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo_de_fabricacao_do_alcool.pdfTrabalho de Conclusão de Curso650,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.