Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2083
Título: SINAL VERDE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O RÁDIO
Autor(es): Silva, Rodrigo Carvalho da
Orientador(es): Andrelo, Roseane
Palavras-chave: comunicação;rádio;educação;meio ambiente
Data do documento: 2008
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O trabalho refere-se a uma proposta de se utilizar os meios de comunicação, neste caso o rádio, como ferramenta para a educação não-formal. Para tanto foi idealizada uma produção radiofônica voltada para a educação ambiental. Ao final da produção, obteve-se um programa de rádio chamado “Sinal Verde”, com um formato híbrido, que tem simultaneamente finalidades educativas, culturais, informativas e de entretenimento. Esses gêneros foram combinados de diferentes formas; com quadros definidos em um gênero específico ou até mesmo com a mistura de gêneros em um mesmo quadro. O programa piloto foi gravado com 20 minutos e 31 segundos de duração e consolidou-se com a criação de 5 quadros distintos. O primeiro quadro trata-se de um pequeno boletim informativo sobre questões ambientais; o segundo conta com a participação de um professor de biologia respondendo a perguntas do público sobre o meio ambiente; o terceiro é uma radionovela baseada em situações do dia-a-dia vividas por uma família e sempre relacionadas com a problemática ambiental; o quarto é uma entrevista, sempre com algum profissional ligado a atividades de lazer em contato com a natureza e, o quinto e último quadro do programa trata- se da apresentação de uma música com letra direcionada à preocupação ecológica. O programa foi construído, sobretudo, com o objetivo de propagar idéias sobre conservação e sustentabilidade da natureza, promover a discussão dos problemas ambientais e estimular a participação do público em atividades que beneficiem o meio ambiente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2083
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sinal_verde_uma_proposta_de_educacao.pdf219,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PROGRAMA_RODRIGO_5º_EDIÇÃO_FINALIZADO.mp319,24 MBMP3Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.