Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2079
Título: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM SITE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO IDIOMA ESTRANGEIRO MANDARIM
Autor(es): YUHAN, GAO
Orientador(es): Carvalho, Dariel de
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem;Mandarim;Ambiente virtual de aprendizagem;Internet;Comunicação e tecnologia
Data do documento: 2008
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A tecnologia promove mudanças que afetam culturas e modificam comportamentos e também criam novas formas das pessoas se relacionarem e se comunicarem. Essas interações comunicativas podem favorecer o desenvolvimento de uma língua estrangeira e podem também serem mediadas por um ambiente virtual, o que pode vir a favorecer o aprendizado de outra língua. Desta forma esse trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de um ambiente virtual de aprendizagem no processo de aquisição da língua estrangeira mandarim de alunos matriculados e em fase de aprendizagem desta língua. A pesquisa foi realizada em uma escola de idiomas e os participantes da pesquisa foram 12 alunos matriculados no curso de mandarim, nessa escola, ou seja, todos os alunos matriculados nesse curso independente do tempo de curso ou idade do participante. Foi utilizado como critérios para inclusão do participante no estudo ter conhecimento, em algum grau, do site BBC de ensino de idiomas. Foi aplicado um questionário com o objetivo de identificar na visão dos participantes quais as contribuições de um site para aquisição da língua mandarim. Os resultados foram mostrados e em diferente grau todos foram unânimes em afirmar que a ferramenta tecnológica contribui para o processo de aquisição da língua. Foram mencionados pontos que poderiam ser melhorados, como a atividade de escrita da língua e a falta de variedade nas atividades e pontos importantes do site, nos quais, foram relatados pelos participantes como muito interessantes para o aprendizado, como a pronúncia o vocabulário e a contextualização das situações no emprego da língua. Como conclusão, na opinião dos participantes o ambiente virtual pode contribuir para aquisição de uma nova língua, pois, apresenta atividades que favorece o aprendizado, com apresentação de vocabulário e vivencias de situações de emprego da língua por meio de vídeos que relatam cenas bem próximas da situação real. Esses momentos de interação e situação contextualizadas propiciadas pelo ambiente virtual de aprendizagem favorecem sem dúvidas o desenvolvimento da língua e pode tornar assim o aprendizado para o aluno muito mais significativo, favorecendo sua compreensão.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência da Computação) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2079
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise_das_contribuicoes_de_um_site_no.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.