Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2025
Título: BIOMASSA, FONTE RENOVÁVEL PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA
Autor(es): PEREIRA, ADEMAR DIAS
Orientador(es): Zeferino, Márcia Aparecida
Palavras-chave: biomassa;energia;petróleo;gás carbônico
Data do documento: 2008
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Atualmente o mundo está passando por uma crise no setor de abastecimento energético, isso está acontecendo em decorrência do aumento de consumo de energia, e devido à escassez de investimentos nesse departamento. Pois hoje, o petróleo é a principal fonte de produção de energia e o grande impulsionador da economia mundial. Entretanto, esse combustível fóssil, se extinguirá nos próximos 100 anos. Sabendo-se que demora milhões de anos para sua formação, diante desse fato, conclui-se que o mesmo é uma fonte esgotável, e também um dos principais poluidores do planeta. Devido a essas desvantagens faz-se necessário a busca de fontes alternativas para sua substituição ou para diminuição de seu uso. Uma dessas alternativas é a utilização da biomassa para obtenção de energia, que além de ser uma fonte renovável, é uma grande aliada na diminuição das concentrações de gases tóxicos emitidos na atmosfera, por apresentar um balanço global de CO2 nulo. Portanto pode se tornar a principal fonte energética da atualidade. A biomassa é muito utilizada em países subdesenvolvidos, pois desempenha um importante papel no setor industrial, ou seja, muitas indústrias produzem sua própria energia e ainda vendem o seu excedente. O Brasil é um desses países subdesenvolvidos que está utilizando a biomassa para a co-geração de energia elétrica, e a principal matéria orgânica para esse processo é o bagaço de cana-de-açúcar, no entanto, em menor escala temos a lenha, a casca de arroz, o bagaço de cupuaçu e outros, também utilizados para produção de energia. Diante de tudo que foi relatado nesse trabalho conclui-se que a biomassa é uma fonte renovável de energia que ressurgiu para ficar.
Descrição: Trabalho de Conclusão Curso (Bacharel em Química) - Universidade do Sagrado Coração – Bauru - São Paulo.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Biomassa_fonte_renovavel_para_producao_de_energia.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.