Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2015
Título: OS ESTRANHOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: OS REFUGIADOS E A LUTA PELO RECONHECIMENTO
Autor(es): LOPES, KARIME FARACHE
Orientador(es): Alves, Beatriz Sabia Ferreira
Palavras-chave: Estranhos;Reconhecimento;Refugiados;Relações Internacionais
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este estudo busca compreender quem são os refugiados em um aspecto sociológico e demanda, antes de tudo, entender porque estes indivíduos são os estranhos da modernidade contemporânea. Deste modo, por meio de extenso estudo bibliográfico, foram avaliados os diversos aspectos que compõem o cotidiano do refugiado, desde sua condição no país de origem até a aceitação ou não no país de acolhida. Foram consultados livros e artigos científicos, utilizando principalmente autores como Zygmunt Bauman, Michel Agier, Benedict Anderson, Axel Honneth e Nancy Fraser. Analisaram-se as questões de identidade, nacionalismo, exclusão, segregação, reconhecimento e emancipação frente à situação atual dos refugiados. Também foram utilizados filmes, músicas e notícias para compreender o papel da mídia e da cultura no que diz respeito ao entendimento público do que é o refugiado. Com isso, foi possível demonstrar que estes deslocados, além de serem os estranhos da sociedade contemporânea, compõem uma realidade pouco compreendida e ignorada por muitos, sofrendo com a ausência de políticas efetivas e de vozes que lutem por seus direitos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2015
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os_estranhos_na_sociedade_contemporanea_-_os_refugiados.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.