Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1962
Título: SOBERANIA ALIMENTAR: DIRETRIZES E DESAFIOS DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR FRENTE À ECONOMIA GLOBAL
Autor(es): OLIVEIRA, LEXANDRE CRISCIONE DE
Orientador(es): Alves, Beatriz Sabia Ferreira
Palavras-chave: Segurança Alimentar;Interdependência;Organizações Internacionais;FAO;Soberania Alimentar
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Será abordado no presente trabalho o problema da fome no planeta, buscando a compreensão de suas causas e de como ele vem sendo tratado nos dias de hoje. Especificamente, é apresentada a diferença de concepção entre os termos de refe- rência internacional utilizados para conceitua-la e situá-la: Segurança Alimentar e o Direito Humano à Alimentação, bem como a sua articulação com o termo Soberania Alimentar e a relação deles com as Organizações Internacionais, as multinacionais e os movimentos sociais. As causas da insegurança alimentar são abordadas, na me- dida em que é problematizada a revolução agrícola pós a 2ª Guerra Mundial e seu aprofundamento com a adoção de políticas neoliberais, legitimadas pela atuação das instituições de Bretton Woods: o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio. Os Programas de Ajuste Estrutural, a inclusão da agricultura nos acordos de liberalização do comércio, o avanço na utili- zação de Organismos Geneticamente Modificados e das sementes Transgênicas, e a produção em larga escala de grãos destinada para os biocombustíveis e para a alimentação do gado foram decisivos para a atual situação de fome, desnutrição e geração de doenças não transmissíveis. Aponta-se, então, para a construção de um modelo alternativo de produção e comercialização de alimentos, utilizando a constru- ção feita pelos movimentos sociais da Soberania Alimentar e sua relação com as práticas agroecológicas como o meio para de fato se efetivar o Direito Humano à Alimentação e se obter a Segurança Alimentar e Nutricional. A teoria da interdependência complexa é utilizada para compreender mais amplamente as relações entre os Estados, em um mundo cada vez mais globalizado, onde suas soberanias convivem com a emergência tanto das Organizações Internacionais quanto de outros atores nos processos de tomada de decisões.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1962
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Soberania_alimentar_-_diretrizes_e_desafios_das_polIticas_de_seguranca_alimentar.pdfTrabalho de Conclusão de Curso639,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.