Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1952
Título: SEGURANÇA ENERGÉTICA: O PETRÓLEO E SUA INFLUÊNCIA NA ECONOMIA MUNDIAL
Autor(es): LOURENÇÃO, JÚLIA
Orientador(es): Alves, Beatriz Sabia Ferreira
Palavras-chave: Petróleo;Segurança Internacional;Geopolítica;Estados Unidos;Oriente Médio
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O presente trabalho pautará a questão econômica e política do petróleo em âmbito mundial, bem como seu papel como agente de segurança internacional. A realidade complexa que envolve os recursos energéticos se dá por meio da alta demanda mundial em detrimento da oferta que é controlada por países distintos. Grande parte desses países, em especial aqueles localizados no Oriente Médio, encontra uma dificuldade significativa para explorar suas reservas, considerando que a região é área de diversos conflitos. Não obstante, o papel dos Estados Unidos na dinâmica energética é irrefutavelmente relevante, ainda que nos dias atuais o país seja considerado mais consumidor do que exportador de petróleo. Os conflitos energéticos deixam claro que o petróleo ainda tem poder expressivo no cenário internacional. Isso porque para os principais países exportadores de petróleo (mais especificamente a Arábia Saudita), essa matéria- prima é a única riqueza propriamente dita produzida por eles, fazendo com que os recursos energéticos sejam os motores de suas economias. Sendo o petróleo um dos principais agentes econômicos e políticos, torna-se primordial uma análise aprofundada desde sua origem até a atual crise energética, a fim de compreender sua influência mundial.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1952
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Seguranca_energetica_-_o_petroleo_e_sua_influencia_na_economia_mundial.pdfTrabalho de Conclusão de Curso547,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.