Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1939
Título: MULHERES NO PODER: AS TRAJETÓRIAS DE ANGELA MERKEL E DILMA ROUSSEFF
Autor(es): CÂNDIDO, GABRIELE MARTIN
Orientador(es): Cava, Roberta
Palavras-chave: Feminismo;Relações Internacionais;Mulheres e Política;Angela Merkel;Dilma Rousseff
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O número de mulheres em altos cargos políticos e empresariais em todo o mundo ainda é baixo, porém ao longo das últimas décadas tem sido possível observar um aumento significativo nesta participação. Esse fenômeno deve-se, primeiramente, aos movimentos feministas que lutaram e ainda lutam pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero. O presente trabalho tem como objetivo traçar esse histórico feminista e elaborar um comparativo entre duas das mulheres eleitas como as mais poderosas do mundo, a chanceler alemã Angela Merkel e a presidenta brasileira Dilma Rousseff, ambas sendo as primeiras mulheres a conseguirem se eleger para os seus respectivos cargos. Tendo como base o feminismo alemão, brasileiro e nas relações internacionais, as trajetórias de ambas são traçadas, mesclando-se vida pessoal e vida política, bem como a participação das mulheres e as questões femininas presentes em seus respectivos partidos políticos. Entre os principais autores utilizados estão Amaral (2011) e Borba, Faria e Godinho (1998), que trazem a biografia de Rousseff e a presença feminina no Partido dos Trabalhadores; Kornelius (2013) e Wiliarty (2010), que trazem a biografia de Merkel e a presença das mulheres em seu partido; e a respeito do feminismo, Alves e Pitanguy (1991) e sobre o feminismo nas relações internacionais, Griffiths (2012) e Halliday (1999).
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1939
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mulheres no poder as trajetorias de Angela Merkel e Dilma Rousseff.pdfTrabalho de Conclusão de Curso826,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.