Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/190
Título: O ESTADO DA ARTE DO CENTRO HISTÓRICO E DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: HABITAÇÃO SOCIAL E ADENSAMENTO COMO CRITÉRIOS DE CONTRASTE À TRAJETÓRIA DO ABANDONO
Autor(es): CREPALDI, ALINE GODOY
Orientador(es): Nakashima, Lilian Massumie
Palavras-chave: Patrimônio industrial ferroviário;Centro histórico;itação de interesse social
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A presente pesquisa avalia a problemática dos impactos urbanísticos causados pela impressionante ascensão do sistema ferroviário na cidade de Bauru nas primeiras décadas do século XX e de seu sucessivo declínio, concentrando-se em especial modo sobre as consequências e danos do abandono do legado industrial ferroviário. A investigação levou em consideração também o esvaziamento atual do centro histórico da cidade, em sintonia com a decadência das estruturas ferroviárias, buscando suas origens, causas, efeitos e possíveis soluções. A pesquisa busca conciliar a revitalização de ambos os espaços por meio do uso habitacional, considerando sua relevância atual, além do seu contexto e importância histórica. Para tanto, foram consultados diversos materiais em diferentes meios de informação para compor o levantamento bibliográfico, como artigos acadêmicos, dissertações de mestrado e doutorado, anais, matérias de revistas e congressos, mídias digitais, além da pesquisa de campo e do acervo da biblioteca do Centro Universitário do Sagrado Coração. O levantamento ainda busca, em exemplos de propostas bem-sucedidas de revitalização de patrimônio industrial, alinhadas com o adensamento dos centros urbanos, métodos e práticas projetuais utilizadas na recuperação dessas estruturas, estabelecendo, ao fim, diretrizes para uma possível aplicação na área do Pátio Ferroviário de Bauru, conjunto tombado que concentra grande parte das referências históricas, econômicas e sociais da cidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Iniciação Científica apresentado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração, sob orientação da Profª. Ma. Lilian Massumie Nakashima.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/190
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ESTADO DA ARTE DO CENTRO HISTÓRICO E DO.pdfIniciação Cientifica941,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.