Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1884
Título: TELEJORNALISMO E TRAGÉDIA: UMA ANÁLISE DAS TEORIAS NEWSMAKING E GATEKEEPER NOS PROGRAMAS “CIDADE ALERTA” E “JORNAL DA RECORD”
Autor(es): GATTI, BÁRBARA WENTZ
Orientador(es): Ferreira, Mayra Fernanda
Palavras-chave: Gatekeeper;Newsmaking;Televisão;Jornalismo
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Notícias sobre tragédia estão presentes diariamente em telejornais, mas a abordagem desse tema varia de acordo com o programa em que elas serão exibidas. Este trabalho analisa como as Teorias do Newsmaking e Gatekeeper são aplicadas em redações de TV no momento da escolha de pautas envolvendo tragédia que se refere à morte. Para compreender como funciona essa seleção de materiais, foram escolhidos dois objetos de estudo que apresentam matérias sobre tragédia: “Jornal da Record” e “Cidade Alerta”, ambos veiculados na mesma emissora. Para compreender a aplicação teórica nas redações dos dois telejornais, foram realizadas entrevistas em profundidade com os jornalistas responsáveis por escolher as pautas e, em paralelo, uma análise de conteúdo dos telejornais, a fim de categorizar quais são os tipos de tragédia que mais aparecem nos programas. A partir dos resultados, é possível identificar como é o processo de escolha de pautas dos telejornais de modo a compreender a linha editorial e o trabalho dos jornalistas diante dos critérios de noticiabilidade e da rotina produtiva.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1884
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Telejornalismo e tragedia - uma analise das teorias Newsmaking e Gatekeeper nos programas Cidade Alerta e Jornal da Record.pdfTrabalho de Conclusão de Curso874,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.