Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1836
Título: AS NOTÍCIAS NOS RADIOJORNAIS DE BAURU SOB A PERSPECTIVA DOS OUVINTES
Autor(es): TAMBARA, AMANDA CAROLINA
Orientador(es): Bochembuzo, Daniela Pereira
Palavras-chave: Rádio;Jornalismo;Noticiabilidade;Ouvinte;Bauru
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido para a conclusão de curso de Jornalismo, visa analisar a compreensão dos ouvintes perante os critérios de noticiabilidade adotados pelos radiojornais Informason, da 94 FM de Bauru, e Vivacidade, da 96 FM de Bauru, na seleção e construção das notícias transmitidas. A hipótese de que a compreensão minuciosa das pecualiridades adotadas na construção dos noticiários não fosse permissíva aos ouvintes foi levantada após a realização da pesquisa de iniciação científica “Os critérios de noticiabilidade nos radiojornais de Bauru”, realizada por esta autora em 2012/2013. Entretanto, após pesquisa bibliográfica sobre temáticas pertinentes a este estudo e pesquisa quanti-qualitativa, que utilizou métodos de entrevistas individuais em profundidade, questionário e reuniões em grupos focais, foi possível constatar que, não só os ouvintes são capazes de identificar os elementos componentes da linha editorial dos programas em questão, como também os profissionais atuantes nos noticiários possuem ciência destes elementos. Tal identificação favorece o envolvimento da audiência com o produto radiojornalístico, permitindo aos ouvintes tecer críticas sobre o produto. Os dados obtidos, neste trabalho, resultaram em um estudo de recepção sobre o meio radiofônico em Bauru, favorecendo a melhor compreensão sobre sua relação com a audiência.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Hab. Jornalismo) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1836
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As noticias nos radiojornais de Bauru sob a perspectiva dos ouvintes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso561,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.