Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1832
Título: UM ESTUDO SOBRE A SIMILITUDE ENTRE RÁDIO E CINEMA ATRAVÉS DA TRILHA SONORA DE FILMES
Autor(es): ROCHA, LUÍS GERALDO
Orientador(es): Bochembuzo, Daniela Pereira
Palavras-chave: Rádio;Cinema;Trilha sonora;Webrádio
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Com elaboração tecnológica construída no final do século XIX e início do século XX, o cinema constitui-se em uma nova forma de entretenimento e de arte. Até o final da década de 1920, o cinema caracterizava-se por transmitir somente imagens. Somente a partir de 1927, ele tornou-se uma expressão artística e comercial transmitida por linguagem. O rádio também surgiu no mesmo período. A partir dos anos 1920, as primeiras emissoras comerciais atingiram as grandes massas. Paralelamente, passaram a apresentar uma simbiosidade: as trilhas sonoras cinematográficas atingiram e permaneceram na mente das grandes multidões pelo rádio. Esta pesquisa objetivou-se pela tentativa em detectar este relacionamento pela plataforma digital da Universidade Sagrado Coração e a validade da premissa anterior: as pessoas detêm na memória as grandes trilhas sonoras veiculadas pelo rádio? Para responder a essa questão, este trabalho ampara-se em pesquisa bibliográfica sobre os temas Meios de Comunicação, Rádio, Cinema e Webrádio, produção de conteúdo experimental em áudio sobre trilha sonora para o Projeto de Extensão Webrádio USC com o intuito de aliar ensino, pesquisa e extensão e, por fim, a realização de pesquisa qualitativa por meio de grupo focal. O resultado demarcou com exatidão o nível de reminiscência dos indivíduos participantes da pesquisa e, ao mesmo tempo, define o relacionamento entre o rádio e o cinema.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1832
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.