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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBochembuzo-
dc.contributor.authorFERREIRA, TAMIRA CRISTINE DE SOUZA-
dc.date.accessioned2023-10-23T16:30:39Z-
dc.date.available2023-10-23T16:30:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1827-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SPpt_BR
dc.description.abstractEste projeto analisa a recepção do público infantil da cidade de Bauru a partir da seguinte questão norteadora: a ausência de programas voltados ao público infantil incide na redução do hábito de se ouvir rádio entre as novas audiências? As hipóteses são traçadas a partir de duas perspectivas: a presença da família como vínculo mediador entre rádio e criança e a veiculação de conteúdo jornalístico produzido especialmente para o público infantil. Uma das crenças é que a audiência infantil é influenciada por familiares e responsáveis que ouvem o rádio no mesmo domicílio em que reside a criança. A outra é de que a ausência de hábito de ouvir rádio motiva a criança a procurar outras mídias e programações não voltadas especificamente ao público infantil. Como proposta a esse problema tem-se que a presença de um programa de radiojornalismo voltado para as crianças pode proporcionar a atenção e compreensão infantil ao rádio, despertando o interesse em conhecer o meio radiofônico. Avalia-se que o conteúdo jornalístico pode ser uma proposta efetiva para a criação de novas gerações etárias de audiência radiofônica, uma vez que tal meio proporciona maior liberdade de imaginação e afeta todas as classes, pois não são necessários pré-requisitos para utilizar o rádio – diferente do jornal, por exemplo, cujo leitor necessita ser alfabetizado para ter acesso às notícias -. Para isso foi realizado um estudo exploratório qualitativo sobre comunicação, meios de comunicação, recepção, jornalismo, rádio, psicologia infantil e a conexão da criança com o rádio, amparado em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Esta tem como método a realização de grupo focal com crianças de 7 a 10 anos, matriculadas em duas escolas (pública e privada) da cidade de Bauru, cujas entrevistas são analisadas na sequência. Os resultados indicam relação direta entre o hábito de escutar rádio e os hábitos e afetividades proporcionados pela relação familiar. E para finalizar, a criação de um programa piloto diversional seguindo os dados coletados pela bibliografia sobre rádio e o grupo focal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJornalismo Radiofônicopt_BR
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.titleAS CRIANÇAS E O RÁDIO: UM ESTUDO DE AUDIÊNCIA INFANTIL ENVOLVENDO CRIANÇAS MORADORAS DE BAURUpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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